Indique a um amigo

Integração da UCDB com a Comunidade

A Universidade Católica Dom Bosco, pensando sempre na integração da universidade com a comunidade, oportuniza aos acadêmicos programas de acesso e permanência na Universidade e possibilita a participação em práticas culturais e desportivas que desenvolvam suas habilidades. É uma universidade envolvida com as questões sociais, que atua diretamente com os diversos segmentos da sociedade. 

Esse é o papel de uma educação que reconhece existir em cada indivíduo uma singularidade. Dessa forma, a escuta se torna instrumento de construção para um aprendiz. É na troca de saberes e no respeito ao outro que o aprendizado se faz constante. 

Tem como princípio que a construção do conhecimento se fundamenta na constante inovação, na criatividade e na solução de problemas, a partir de novas práticas e experiências pedagógicas, e no desenvolvimento de ações interdisciplinares que possibilitem relações sociais e comunitárias enriquecedoras, fortalecendo a interlocução entre teoria e prática. 

À UCDB, enquanto Instituição de Ensino Superior Comunitária, cabe promover ações extensionistas de cunho social contribuindo não somente para a formação acadêmica, mas também integrando a participação da comunidade externa, respeitando as suas especificidades. A extensão universitária é desenvolvida por meio da parceria entre universidade e sociedade, favorecendo dessa forma o fortalecimento da democratização do conhecimento, viabilizando o acesso aos serviços no atendimento à população.