Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

Banner Quem Somos

Quem Somos

UCDB: mais de 63 anos de história salesiana em Campo Grande/MS. Infraestrutura nota máxima no MEC e formação humana integral.

Apresentação


Na UCDB, acreditamos que um ambiente bem estruturado faz toda a diferença na formação acadêmica e humana dos estudantes. Por isso, nossos espaços foram cuidadosamente planejados para proporcionar uma experiência universitária completa, com conforto, tecnologia e oportunidades de aprendizado em todos os detalhes.

Contamos com uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação, que inclui salas de aula amplas, climatizadas e equipadas com recursos multimídia, além de laboratórios modernos que simulam a prática profissional e permitem o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais. Nossos ambientes também valorizam a pesquisa, a inovação e a convivência, com biblioteca atualizada, núcleos de estudos, auditórios, áreas verdes, espaços de descanso e opções de alimentação para tornar a rotina mais leve e produtiva.

Somos uma instituição de ensino superior com raízes salesianas, o que significa que unimos excelência acadêmica a um compromisso genuíno com o acolhimento, a ética, o respeito e a formação integral do ser humano. Aqui, você encontrará professores qualificados, equipe dedicada, atenção individualizada e um ambiente onde você é incentivado a crescer profissionalmente, pessoalmente e espiritualmente.

Quem escolhe a UCDB sabe que o ensino vai além da sala de aula! Promovemos uma vivência universitária rica, que prepara você não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.



A UCDB


A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é o resultado de um sonho que os Salesianos transformaram em realidade. Hoje reconhecida como referência em educação e eleita diversas vezes a melhor universidade particular da região, a UCDB é fruto de uma trajetória marcada por inovação e compromisso com a excelência acadêmica.


HISTÓRIA 

Tudo começou em 1961, com a fundação da Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (FADAFI), o primeiro centro de ensino superior do então Estado de Mato Grosso. Mas o projeto não parou por aí. Visando o crescimento de Campo Grande e da região, a Missão Salesiana de Mato Grosso expandiu a oferta de cursos, formando profissionais em diversas áreas. Assim, surgiram a Faculdade de Direito (FADIR) em 1965, a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração (FACECA) em 1970 e a Faculdade de Serviço Social (FASSO) em 1972.

O desejo de se tornar uma universidade se tornava cada vez mais concreto. Para isso, foi preciso unir as faculdades existentes, formando, em 1976, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), por meio do Parecer nº 1.907/76, aprovado pelo Conselho Federal de Educação.

Entre 1986 e 1989, a instituição avançou ainda mais, estruturando a Carta-Consulta ao Ministério da Educação, documento essencial para a transformação das FUCMT em universidade. A resposta positiva veio em 1991, dando início à fase de acompanhamento e avaliação da instituição.

O reconhecimento oficial chegou no dia 27 de outubro de 1993, quando, por meio da Portaria nº 1.547 do MEC, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso se tornaram a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), consolidando-se como um polo de educação superior de referência.


A Missão Salesiana e seu compromisso com a educação


A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tem como mantenedora a Missão Salesiana de Mato Grosso, uma entidade católica, beneficente e educativo-cultural que se destaca como uma das maiores Organizações Não-Governamentais na área de educação e promoção social da juventude. Presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, a Missão Salesiana atua com reconhecimento da sociedade e das autoridades, impactando a vida de milhares de pessoas por meio da educação e assistência social.

Além de administrar colégios e instituições de ensino superior, a Missão Salesiana realiza ações fundamentais para a manutenção de obras sociais, paróquias, missões indígenas e centros de formação profissional. Seu trabalho beneficia crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, abrangendo todas as áreas do desenvolvimento humano e transformando comunidades.

A presença salesiana na região Centro-Oeste começou há mais de 100 anos, quando os primeiros missionários chegaram a Cuiabá (MT), vindos do Uruguai. O objetivo inicial era o contato com as nações indígenas, o que levou à fundação de diversas missões ao longo do século. Mas a atuação da Missão Salesiana não se limitou a isso: ela construiu um sólido sistema educacional, implantou obras sociais e centros de formação profissional e teve um papel fundamental na evangelização, na cultura e no desenvolvimento da região.

Com sede em Campo Grande (MS), a Missão Salesiana de Mato Grosso conta hoje com 21 casas e cerca de 150 salesianos dedicados à promoção da vida. Seu legado continua vivo, formando cidadãos e contribuindo para o crescimento da sociedade por meio da educação e da assistência social.

Instituições Salesianas de Educação Superior

COMO EDUCAMOS

Desenvolvemos nossas atividades educacionais orientados pelo tripé do Sistema Preventivo:

a) Razão: o jovem se educa quando tem oportunidade de uma convivência construtiva e crítica no seio da Comunidade Educativa que respeita, dialoga, estimula e acolhe;

b) Religião: o Evangelho fundamenta e dá sentido às nossas experiências, atitudes e compromissos enquanto pessoas e comunidade;

c) Amorevolezza: o que conquista o jovem para sempre é a experiência de uma relação pessoal, amiga, acolhedora e fraterna;


 

NOSSOS VALORES

Os princípios do carisma são:

A educação salesiana constrói pessoas;
Toda pessoa tem um ponto acessível ao bem e é papel do educador encontrá-lo;
O sistema preventivo como uma maneira de ser, viver e rezar;
Educação como um ambiente relacional que forma para a vida.

Vivemos esses princípios a partir de 10 valores:

  • Cordialidade – Manifestação clara de afeto e carinho ao lidar com os outros.

  • Coerência – Uniformidade entre critérios, princípios, valores, crenças e procedimentos, sejam eles pessoais ou institucionais.

  • Honestidade – Atributo de quem é moralmente irrepreensível.

  • SolidariedadeCooperação ou assistência moral manifestada a alguém em certas circunstâncias com o intuito de confortar ou ajudar.

  • Equilíbrio – Condição do que se mantém, não obstante flexível. Refere-se à estabilidade mental e emocional; autocontrole, ponderação.

  • Justiça – Virtude de dar a cada um aquilo que lhe é de direito.

  • Lealdade – Capacidade de comprometer-se profundamente com as pessoas ou ideais aprendidos e cultivados.

  • Otimismo – Disposição para ver o lado mais favorável das situações, tomando-as como oportunidades.

  • FlexibilidadeCapacidade de adaptação e compreensão.

  • Amor – Atitude que leva a querer o bem do outro ou de alguma coisa.