Biotério
Conheça o Biotério UCDB, laboratório voltado à manutenção e pesquisa com animais silvestres e de experimentação, referência em conservação, manejo e combate ao tráfico de animais.Biotério UCDB
Ativo desde 2003, o Biotério UCDB é um laboratório com a missão de manter animais silvestres e produzir animais destinados à experimentação científica, apoiando o ensino, pesquisa e extensão. Atua na conscientização sobre conservação de espécies e tráfico de animais através da Educação Ambiental, sendo referência nacional na gestão de animais não convencionais em cativeiro, firmados em valores como ética, moral, qualidade de serviços, bem-estar animal, respeito ao meio ambiente, criatividade e trabalho em equipe.
Atualmente, o Biotério conta com um acervo de 1.500 roedores e 335 serpentes vivas, além de outros répteis (jacarés, jabutis, cágados, lagartos) e anfíbios. Todas as serpentes foram depositadas pela população ou resgatadas pelo Biotério e Polícia Militar Ambiental.
Referência na Área
Além de atender a comunidade acadêmica, o Biotério/UCDB desenvolve ações de educação ambiental em eventos, treinamentos para grupos militares e civis sobre conservação de animais peçonhentos, manejo e resgate de serpentes, e conscientização sobre tráfico de animais silvestres. Anualmente, participa de pelo menos 20 eventos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais, e 12 instruções militares. Destaca-se também pela manutenção de animais apreendidos provenientes do tráfico.
Atividades Desenvolvidas
- Guarda de peças como peles de onça-pintada, cervos e cabeças empalhadas apreendidas pela Polícia Federal, usadas em aulas e educação ambiental.
- Aulas práticas e teóricas com animais e coleção científica, para alunos da UCDB e de outras instituições.
- Participação em eventos populares, shoppings e feiras de ciência, expondo animais para educação ambiental de forma visual e interativa.
- Treinamento de ofidismo e manejo de serpentes para forças públicas (BOPE, CHOQUE, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar Ambiental, Força Aérea).
- Registro de animais com chip, avaliações clínicas, desvermifugação e acondicionamento conforme biologia e hábito natural.
- Extração de veneno de serpentes peçonhentas para produção de antiveneno e pesquisas biomédicas (ex.: Captopril®).
- Resgate técnico animal em desastres ambientais, como as queimadas do Pantanal em 2020, incluindo alimentação, monitoramento e apoio à população local.
Contato
| 📞 Telefone: | (67) 3312-3688 |
| 📷 Instagram: | @bioterioucdb |