HORÁRIO 2024A

Clique aqui


Grade Curricular Doutorado

Artigo13 - O currículo do Curso de Doutorado compõe-se de, no mínimo, 60 (sessenta) créditos de 15 (quinze) horas cada assim distribuídos:

  I – oito (8) créditos cursados em 2 (duas) Disciplinas, cada uma com 4 (quatro) créditos;

  II - dezesseis (16) créditos cursados em 4 (quatro) Seminários, de 4 (quatro) créditos cada, dos quais 2 (dois) para todos os doutorandos do Programa e 2 (dois) para os doutorandos vinculados a cada Linha de Pesquisa.

  III – doze (12) créditos destinados a Atividades Complementares.

§ 1º - Para a integralização das Atividades Complementares mencionadas no inciso III, o aluno deverá cumprir, no mínimo, o número de créditos estipulado para cada uma das 3 (três) seguintes Modalidades:

a) quatro (4) créditos referentes a participação em um dos Grupos de Pesquisa do Programa no mínimo durante três semestres, a partir do segundo semestre do ingresso do doutorando no Curso.

b)  quatro (4) créditos concernentes a duas produções científicas a serem apresentadas sob a forma de:   “Comunicação” com texto completo em Anais de eventos qualificados da área,  ou  artigo  publicado em  periódicos qualificados da área, ou publicação de capítulo de livro.

c)  quatro (4) créditos relativos a atividades eletivas  a serem cumpridas mediante prévia indicação do orientador.

d)     dois (2) créditos de estágio de docência, obrigatório para os alunos bolsistas CAPES, a serem computados, a critério do orientador, como parte das atividades eletivas.

IV - doze (12) créditos relativos ao desenvolvimento da tese.

V -   doze (12) créditos relativos a Orientação de Tese. 

Para visualizar a Grade Curricular clique aqui


Atividades Complementares - Modelo Dossiê

Modelo para montagem do dossiê - Créditos em atividades complementares

O dossiê deverá ser submetido para aprovação em Reunião do Conselho, antes da realização da Defesa de Tese.

 Para visualizar clique aqui

Obs. O item a (participação em grupos de pesquisa) das atividades complementares deverá ser solicitado junto à secretaria do PPGE.

O item c (atividades eletivas) deverá ser solicitado junto à secretaria do PPGE


Entrega da Versão Final da Tese

- Prazo de entrega Tese final: 60 dias após a data da Defesa;

Após a Defesa, o Doutorando deve entregar:

- 1 exemplar da tese final  impressa frente e verso. Apenas as páginas iniciais não são frente e verso (a não ser a da ficha catalográfica) contendo: a folha originais de aprovação da Banca assinadas pelos professores (entregues pelo orientador(a) no dia da Defesa); ficha catalográfica; encadernada de acordo com os padrões do Programa (capa azul royal  cor da tampa da caneta bic);

- número de exemplares para a Banca: opção a critério desta.

- Declaração assinada pelo orientador  declarando que foram realizadas todas as alterações solicitadas pela Banca Examinadora  (entregues pelo orientador(a) no dia da Defesa);

- 1 (uma) copia da versão em PDF via email para a secretaria do PPGE

Obs 1: utilizar a logo oficial da UCDB

Obs. 2: A ficha catalográfica: 

Preferencialmente, a solicitação poderá ser feita pelo  PERGAMUM acessando diretamente o portal pelo link http://www.bib.ucdb.br/pergamum/biblioteca/ e menu MEU PERGAMUM conforme instruções no tutorial (https://site.ucdb.br//public/downloads/1030798-tutorial-solicitacao-de-ficha-catalografica.pdf).

Em 48 horas será enviada a ficha catalográfica para o e-mail, desde que todas as informações solicitadas tenham sido preenchidas.

Obs. 3: O Doutorando deverá solicitar o Diploma e o Histórico pelo SIIA (acesso acadêmico), após o depósito da tese na secretaria do Programa.

Obs. 4: O arquivo em PDF deve constar a folha de aprovação assinada pela Banca e, a ficha catalográfica.  

Para visualizar o  modelo de formatação para a entrega da versão final da Tese clique aqui

Obs. 5: Para ter acesso do arquivo em Word clique em download