Apresentação

 Com o intuito de coordenar os vários Programas e Projetos de pesquisa e extensão voltados para as sociedades indígenas, bem como participar das discussões e encaminhamentos pertinentes a outras questões relacionadas à população indígena do Estado, a UCDB criou o NEPPI. Desde 1995, o setor agrega atividades de pesquisa e extensão direcionadas às populações indígenas, em especial, as que habitam o Mato Grosso do Sul, Estado com o segundo maior contingente populacional indígena do Brasil, no âmbito estadual. 

 As atividades realizadas envolvem pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento, de maneira a garantir uma compreensão mais aprofundada sobre os aspectos estruturais que permeiam a vivência cotidiana das populações indígenas, contribuindo para ampliar e difundir o conhecimento científico sobre estas, além de promover o intercâmbio com a comunidade acadêmica, os órgão públicos e a sociedade civil.

 Assim, tanto no âmbito da pesquisa como a partir da proposição e implementação de ações de intervenção, o NEPPI vem suprir uma lacuna existente nesta área, tendo em vista, não só possibilitar um maior entendimento sobre estas sociedades, mas garantir o respeito a sua diversidade e buscando contribuir para a implementação de políticas públicas, visando, também, o fortalecimento da cidadania destas populações. A partir do NEPPI se organizam dois Programas de Pesquisa e intervenção desenvolvidos junto às populações indígenas do Mato Grosso do Sul: Programa Kaiowá/Guarani e Programa Terena.

 Também são vinculados ao NEPPI, a Revista Tellus, que é voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas e o Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu, que registra, arquiva, e disponibiliza documentação primária e secundária. Além do Programa Rede de Saberes, que objetiva o apoio a permanência de indígenas no Ensino Superior.

Informações pelo Telefone: (67) 3312-3590


Fotos