História, Missão e Visão

História, Missão e Visão da UCDB


A Universidade Católica Dom Bosco cumpre com maestria sua missão na educação, que é a de formar profissionais comprometidos com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável.

 

Em sua visão, tem o objetivo de ser destaque nacional e internacional por seu empreendedorismo na educação a serviço das pessoas e da sociedade.



História


A Missão Salesiana de Mato Grosso MSMT, presente na cidade de Campo Grande desde o ano de 1925, desenvolvendo, além de tantas outras, também atividades na educação formal, respondendo aos desejos da sociedade pela educação superior, instituiu no ano de 1961 o primeiro Centro de Educação Superior do Estado de Mato Grosso, a Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras (FADAFI), com os cursos de Pedagogia e Letras, voltados para a formação de educadores. As atividades começaram no início do ano de 1962.

 

A necessidade da criação de outras faculdades veio em seguida e, em 1965, foi criada a Faculdade Direito (FADIR). Sucessivamente vieram a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis de Administração (FACECA), em 1970, e a Faculdade de Serviço Social (FASSO), em 1972.

 

Na FADAFI vários cursos foram sendo criados, como, História, Geografia, Ciências (Biologia e Matemática), Filosofia, Psicologia, e Graduação de Professores, constituindo uma instituição de educação superior bem consolidada. Com vistas a uma futura Universidade, a MSMT solicitou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), a integração das Faculdades, apresentando um Regimento unificado. Surgiram, assim, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) pelo Parecer nº 1.907/76, aprovado pelo Conselho Federal de Educação, na Sessão Plenária de 6 de junho de 1965. O primeiro Diretor Geral da FUCMT oficialmente foi o Pe. José Scampini.

 

O propósito dos Salesianos em se fazerem presentes em meio à juventude mato-grossense (na época) e brasileira, convivendo com a riqueza sociocultural, política e religiosa, à luz das orientações da Igreja Católica e da doutrina do educador Dom Bosco, para contribuir no desenvolvimento pleno do homem, foi um dos motivos expostos na Carta-Consulta, elaborada pela Coordenadoria de Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Extensão (COPAPE), da FUCMT, no período de 1986 a 1989, e protocolada no dia 20 de dezembro de 1989 no Conselho Federal de Educação, requerendo a transformação em universidade, pela via do reconhecimento, das então Faculdades Unidas Católicas, com a denominação de Universidade Católica Dom Bosco.

 

A referida Carta-Consulta foi aprovada pelo Parecer nº 000113, em 21 de fevereiro de 1991, quando iniciou a "Fase de Acompanhamento da Instituição" pelo Ministério da Educação e Cultura, para comprovação de seu amadurecimento acadêmico-administrativo. Assim, no dia 27 de outubro de 1993, pela Portaria nº 1.547, do Mistério da Educação e Cultura, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) transformaram-se na atual Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).



Visão


“Ser reconhecida em âmbito nacional pela qualidade na educação e na produção de conhecimentos e de tecnologias a serviço das pessoas e da sociedade.”



Missão


"Promover, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a formação integral, fundamentada nos princípios éticos, cristãos e salesianos, de pessoas comprometidas com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável".




Missão Salesiana de Mato Grosso - Universidade Católica Dom Bosco

“Todos os direitos reservados a UCDB 2012”

Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Campo Grande/MS
Cep:79117-900 - Telefones: 67 - 3312.3300 / 3312.3800