Doutorado em Educação

Disciplinas Obrigatórias

+ EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
  • Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - 3 LINHAS A disciplina analisa a realidade brasileira na contemporaneidade, nos diferentes espaços educativos e em suas dimensões políticas, econômicas, culturais e sociais. Examina também a função social da escola e o papel do educador nesse contexto.
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ SEMINÁRIO AVANÇADO - LINHAS DE PESQUISA I, II, III
  • Nível: Doutorado
  • Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - LINHA 1 A disciplina analisa as concepções, funções e transformações do Estado Moderno. Examina o papel do Estado na sociedade capitalista e a formulação das políticas sociais, com destaque para as políticas educacionais e suas inter-relações com a gestão da escola e com a formação de professores. - OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - LINHA 2 Tendências de investigação sobre formação docente: perspectivas tradicional, técnica, crítica e emergentes. Diferentes abordagens de pesquisa e implicações para o trabalho docente e a prática pedagógica. - OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - LINHA 3 Conceitos de Cultura. A genealogia dos Estudos Culturais. Estudos Pós-Coloniais. Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade. A centralidade da cultura e suas implicações epistemológicas e metodológicas. Os conceitos de multiculturalismos, interculturalidade, identidade, diferença, diversidade e alteridade. Bibliografia:
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO COLETIVA - LINHAS DE PESQUISA I, II, III
  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Ementa: - OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 1 Processo de produção do Conhecimento. Delimitação e Fundamentação do Objeto de Pesquisa. Definição do Objeto de Pesquisa em Políticas Educacionais. Procedimentos teórico-metodológicos necessários à elaboração da Tese ou da Dissertação. - OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 2 O Seminário de Orientação Coletiva (SOC) congrega um conjunto de atividades dirigido à compreensão do processo de desenvolvimento da pesquisa, com: Caracterização geral das abordagens de pesquisas quantitativas e qualitativas. Materialização dos diferentes métodos e técnicas utilizadas em pesquisas já realizadas, com ênfase na pesquisa qualitativa. Pesquisa e busca de informações em base de dados. - OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 3 O Seminário de Orientação Coletiva, congrega mestrandos e doutorandos por Linha, constituindo um espaço para apresentação da versão inicial dos Projetos de Pesquisa, tendo em vista a análise e discussão das abordagens e procedimentos de pesquisa. Pretende iniciar o doutorando na análise de projetos de pesquisa, fomentando a avaliação e o debate coletivo dos projetos individuais apresentados.
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ SEMINÁRIO DE TESE I
  • Nível: Doutorado
  • Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - 3 LINHAS DE PESQUISA Constitui-se em um espaço que reúne os doutorandos das três Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da UCDB, para leituras, reflexões e debates acerca da delimitação e aprofundamento teórico, epistemológico e metodológico dos objetos de pesquisa que se constituirão nas Teses de Doutorado. A disciplina está voltada para ampliação e aprofundamento dos referenciais teóricos e às perspectivas metodológicas referentes ao aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa.
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ SEMINÁRIO DE TESE II
  • Nível: Doutorado
  • Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - 3 LINHAS PESQUISA Constitui-se em um espaço que reúne os doutorandos das três Linhas de Pesquisa para leituras, reflexões e debates, e está voltado para ampliação e aprofundamento da compreensão sobre as decisões metodológicas sobre os procedimentos da pesquisa e instrumentos de coleta de dados, articulados com os referenciais teóricos dos projetos de tese.
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ TEORIAS DO CONHECIMENTO
  • Nível: Doutorado
  • Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O DOUTORADO - 3 LINHAS DE PESQUISA Problemas fundamentais inerentes ao conhecimento humano em seus diversos níveis e manifestações. Matrizes filosóficas sobre concepção de ciência e de conhecimento científico. Principais correntes filosóficas da Modernidade e da Contemporaneidade. Implicações e influências destas correntes filosóficas na pesquisa em Educação.
  • Linhas de Pesquisa:
    Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena