Doutorado em Educação

Docentes

+ Adir Casaro Nascimento (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: adir@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1629728652577164
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando nos seguintes temas: currículo e formação de professores na perspectiva da interculturalidade, identidade e diferença.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Teses Orientadas
    • A CIRCULARIDADE DAS CRIANÇAS KAIOWÁ NA ALDEIA LARANJEIRA ÑANDERU, RIO BRILHANTE, MATO GROSSO DO SUL
    • A CRIANÇA INDÍGENA NO ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
    • A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL
    • A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO
    • CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais?
    • KALIVÔNO HIKO TÊRENOE: Sendo criança indígena Terena do/no século XXI - vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações
    • NAME NALA EM DIÁSPORA: PRESENÇA SENEGALESA EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
    • NAS FRONTEIRAS DAS NEGOCIAÇÕES: OUTROS SABERES E OUTROS FAZERES GUARANI E KAIOWÁ
    • OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PERCEPÇÃO DAS COORDENAÇÕES DE CURSO
    • PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO DIÁLOGO COM AS CULTURAS QUE ATRAVESSAM O CURSO DE PEDAGOGIA/UEMS/MARACAJU
    • PESQUISANDO COM ZACARIAS KAPIAAR”: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/A INDÍGENAS IKOLEN (GAVIÃO) DE RONDÔNIA SOBRE A ESCOLA
    • PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE’ÝIKUE, CAARAPÓ/MATO GROSSO DO SUL
    • YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO)
+ Ahyas Siss (colaborador de 01/03/2014 a 30/04/2017) (Colaborador)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: ahyassiss@gmail.com
  • Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708349Y0
  • URL: http://www.ufrrj.br
  • Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de antropologia social, sociologia e educação
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Teses Orientadas
    • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PROJETO NEGRAEVA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2002 - 2004)
    • POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: IMPLICAÇÕES NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE AFRO-BRASILEIROS/AS COTISTAS EGRESSOS/AS DA UEMS (2007-2014)
+ Antônio Hilário Aguilera Urquiza (colaborador de 01/01/2013 a 28/11/2019) (Colaborador)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: hilarioaguilera@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8582796165061936
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Antropologia /Subárea: Etnologia Indígena - Teoria Antropológica - Antropologia Urbana - Direitos Humanos e Antropologia - Educação / Subárea: Currículo
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Teses Orientadas
    • A ESCOLA NA RETOMADA TERENA MÃE TERRA, MIRANDA/MS: sua importância na percepção dos donos da terra
+ Carlos Magno Naglis Vieira (Professor permanente até dezembro de 2021) (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: cmhist@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0757780259670322
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de História, História Indígena, Antropologia, Educação e Educação Escolar Indígena.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
+ Celeida Maria Costa de Souza e Silva (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: celeidams@uol.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7322447323539592
  • URL: http://lattes.cnpq.br/7322447323539592
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História do Brasil, História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Teses Orientadas
    • EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL “ESCOLA DA AUTORIA” NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ - MS (2016-2019)
    • O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (2021 – 2025)
    • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2021)
+ Flavinês Rebolo (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: frebolo@ucdb.br - flavines.rebolo@uol.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7132889814371370
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa.
  • Formação
    • Doutorado (USP)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Teses Orientadas
    • BEM-ESTAR DOCENTE: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES
    • BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS NO PANTANAL
    • DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA : BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE
    • EM FORMA PARA ENSINAR: UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES
    • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CULTURA ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS DO NOSSO TEMPO: "Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica"
    • O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PANDEMIA DA COVID 19: AS PRÁTICAS E DESAFIOS COMO ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR
    • O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE
    • UM CONTEXTO INOVADOR: A ARTE COMO BASE PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
+ Heitor Queiroz de Medeiros (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: heitor.medeiros@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3514452077401966
  • URL: http://site.ucdb.br/
  • Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Educação Escolar Indígena, Educação Ambiental, Educação do Campo, Ciências Ambientais, História e Meio Ambiente, Políticas Públicas
  • Teses Orientadas
    • NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES
+ José Licínio Backes (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: backes@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9226900461088151
  • URL: http://www.ucdb.br/docentes/licinio
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cultura, identidade, diferença e formação de professores para contextos multiculturais
  • Formação
    • Pós-doutorado (Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Teses Orientadas
    • A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS
    • AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
    • AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O CORPO DIFERENTE
    • CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI
    • ESTUDANTES DE ORIGEM PARAGUAIA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO: INTERDIÇÕES, SILENCIAMENTOS, NEGOCIAÇÕES CULTURAIS, LINGUISTICAS E IDENTITÁRIAS NA FRONTEIRA
    • EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL”: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
    • FOI O ESPAÇO QUE ENCONTREI: A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CONTEXTO DE COLONIALIDADE GERMÂNICA
    • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS IDENTIDADES/DIFERENÇAS E SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/DOURADOS
    • PROTAGONISMOS ANTIRRACISTAS: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE VIDA DE MATO GROSSO DO SUL
    • REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ
    • TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS
    • “VÃO PARA A UNIVERSIDADE, MAS NÃO DEIXEM DE SER ÍNDIOS”: IDENTIDADES/ DIFERENÇAS INDÍGENAS PRODUZIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
+ Maria Cristina Lima Paniago (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: cristina@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7069068378393799
  • URL: www.ucdb.br/docentes/mariacristina
  • Área de Atuação: Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente
  • Formação
    • Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Teses Orientadas
    • A FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
    • APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH. UNIVERSIDADE
    • CULTURA DIGITAL E REDES SOCIAIS: Incerteza e ousadia na formação de professores
    • ENTRELAÇAMENTOS HUMANO-AFETIVOS EM PROCESSOS INTERATIVOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA IES PRIVADA
    • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A DISTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO PROFORMAR
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE COM/PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CLASSES HOSPITALARES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
    • O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD
    • O VÍDEO DIDÁTICO ALÉM DAS TÉCNICAS E DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ONLINE NA ERA DA CIBERCULTURA
    • PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE
+ Marta Regina Brostolin (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: brosto@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6004951866411296
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil.
  • Formação
    • Doutorado (Universidade Complutense de Madrid, UCM, Espanha.)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Teses Orientadas
    • CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
    • CULTURAS INFANTIS: AS CRIANÇAS PANTANEIRAS COMO PROTAGONISTAS DE SUAS HISTÓRIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
    • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO
    • PROTAGONISMO INFANTIL E DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA AULA DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE/MS
+ Regina Tereza Cestari de Oliveira (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: reginacestari@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6569293985017211
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação. Pesquisadora produtividade 2 CNPq
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Teses Orientadas
    • A ATUAÇÃO DO “COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO” NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
    • CONSELHOS DE EDUCAÇÃO EM DOIS MUNICÍPIOS SULMATO-GROSSENSES, NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2014)
    • EDUCAÇÃO E MERITOCRACIA: A AÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL (2007 A 2010)
    • GRANDES OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO DO GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL (2007-2012)
    • MOVIMENTOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS (2014-2018)
    • O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (1999 - 2014)
    • O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016)
    • O “PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE” NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLEMENTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS-POLO DE CAMPO GRANDE E PARANAÍBA/MS – 2003 A 2010
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4: OFERTA EDUCATIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014-2018)
    • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018)
    • PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A GESTÃO DE ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2014)
    • PROJETOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA MODALIDADE EDUCACIONAL (2003 – 2018)
    • VALORIZAÇÃO DOCENTE NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES EM DOIS MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
+ Ruth Pavan (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: ruth@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8227786473173731
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor, educação, reflexão e cultura
  • Formação
    • Doutorado (Universidade do Vale do Rio do Sinos)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Teses Orientadas
    • A (NÃO) PRESENÇA DA INTER/MULTICULTURALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
    • A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS DOS SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR
    • CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
    • DECOLONIZANDO O CURRÍCULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PROFESSORA INDÍGENAS GAVIÃO EM RONDÔNIA
    • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR-PESQUISADOR
    • O QUEFAZER DOCENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E TENSÕES
    • PROFESSORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE INTERNAÇÃO: CONCEPÇÕES DE SOCIOEDUCAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O QUEFAZER PEDAGÓGICO
    • PROFESSORES SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO BILÍNGUE: CONCEPÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES
    • SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS