O Programa de Pós-Graduação em Educação torna público e estabelece as normas do Processo Seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado e Doutorado, em conformidade com as exigências do Regulamento deste Programa.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
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O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2022, completou 28 anos de funcionamento, a contar do ingresso de sua primeira Turma de Mestrado, no ano de 1994. Até a presente data, o Programa, junto com a administração superior da UCDB, por meio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, consolidou-se no cenário estadual, regional, nacional e internacional, por meio de diversos fatores:
a) recomendação pela CAPES/MEC, em maio de 2002;
b) aprovação em 2003 como Sócio Institucional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEd), adquirindo legitimidade para participar e votar, de maneira qualificada, nos Fóruns de Coordenadores de Programas, em âmbito nacional e regional;
c) coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, durante o ano de 2003, pela coordenadora do Programa, quando o Programa projetou-se adquirindo visibilidade e reconhecimento regional e nacional;
d) obtenção da nota 4 (quatro) ao final do primeiro triênio (2001-2003), evidenciando que as ações implementadas estavam se desenvolvendo na perspectiva da consolidação do Programa, colocando-o ao lado de outros Programas mais antigos na área e de universidades mais reconhecidas do ponto de vista acadêmico;
e) obtenção da nota 5 (cinco) no triênio seguinte (2004-2006), evidenciando uma trajetória bem sucedida, tornando-se o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Brasil com essa nota sem ter o Curso de Doutorado, suscitando cobranças e criando expectativas sobre a implantação do doutorado.
f) classificação da Revista Série Estudos – periódico do Programa – como “B2” pela Avaliação CAPES, em 2008 e "B1" em 2017;
g) aprovação do Doutorado pela CAPES em 2009;
h) implantação do Doutorado em 2010;
i) docentes com Bolsa Produtividade – CNPq, sendo dois em 2010, um em 2017 e dois em 2019;
j) estabelecimento de relações cooperativas entre o PPGE/UCDB e a Universidade de Manitoba (Winnipeg- Canadá), a Nazareth College (Nova York- EUA), Universidade do Minho (Braga, Portugal), Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha), Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF/Argentina) e Universidad Autônoma Metropolitana, Unidade Iztapalapa (México), no desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos, intercâmbio de corpo docente e discente para ensino e pesquisa;
k) coordenação de onze Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
l) seleção de 4 alunos para realização de doutorado sanduíche no exterior, em 2016, e 1 aluno em 2018, com bolsa do PDSE/CAPES.
m) obtenção da nota 5 (cinco) no quadriênio (2013-2017) (A CAPES atribui nota mínima 3 e nota máxima 7 em suas avaliações dos Mestrados e Doutorados).
Mestrado: Graduados interessados em desenvolver pesquisas na área de educação.
Doutorado: Mestres interessados em desenvolver pesquisas na área de educação.
O Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivos:
I - formar docentes/pesquisadores qualificados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria na área da Educação.
II – desenvolver atividade de pesquisa, com vistas à produção, inovação e difusão de conhecimentos no campo da Educação, focalizando:
a) a problemática da educação como processo social que ocorre tanto na escola quanto em outros espaços, nos quais se articulam aspectos políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos;
b) a constituição sócio-histórica das políticas educacionais e sua materialização nos sistemas de ensino e unidades escolares; c) a constituição do espaço escolar, suas formas de gestão e a formação dos professores no contexto das políticas educacionais;
d) a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação;
e) o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente;
f) os estudos sobre a diversidade cultural e formação de professores no contexto das relações entre educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, tendo como referência, entre outras realidades marcadas pela diferença, a realidade das comunidades indígenas e afrodescendentes, a educação popular e os movimentos sociais.
III – conferir o título de mestre e doutor em Educação
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