Indique a um amigo

Dúvidas Frequentes

Separamos as principais dúvidas dos estudantes referentes à Pesquisa e Inovação, assim como os contatos de cada setor para facilitar a comunicação. Confira! 

 

1) Onde fica a Secretaria do PIBIC/UCDB?

A Secretaria do PIBIC/UCDB está localizada no Bloco Administrativo, dentro da Tesouraria que fica ao lado da Secretaria Acadêmica. 

 

2) Qual é o horário de atendimento da Secretaria do PIBIC/UCDB aos estudantes e professores?

A Secretaria do PIBIC/UCDB está aberta para atendimento ao público de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e às sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30.

 

3) Como faço para participar do PIBIC?

Todo ano é disponibilizado o edital de pesquisa na UCDB. O edital estabelece datas e critérios de seleção. O primeiro passo para o estudante que visa participar do PIBIC é encontrar um professor que tenha projetos de pesquisa na sua área de interesse. Encontre os professores (clique aqui). Assim, o estudante poderá desenvolver um plano de trabalho dentro do projeto do professor, que é quem deverá inscrevê-lo no programa.

 

Também se faz necessário:

a) Estar devidamente matriculado;

b) Ter um bom índice de aproveitamento acumulado (IAA), ou seja, média geral não inferior a 7 (sete), ou certificação do possível orientador para casos omissos;

c) Não participar de programas de extensão, PIBID, Residência Pedagógica, entre outras atividades que sobreponham o período de dedicação ao Programa de IC.

 

4) Quais são as modalidades de participação?

Existem quatro modalidades de participação no PIBIC.

 

• A primeira é como bolsista CNPq. Nesta modalidade, o estudante recebe o valor mensal conforme tabela presente no site (Valores de Bolsas CNPq), depositado direto na sua conta bancária, que necessariamente precisa ser do Banco do Brasil. A bolsa é depositada diretamente pelo Governo Federal em conta-corrente, até o 5º dia útil de cada mês.

 

IMPORTANTE: Os estudantes com Bolsa Extensão, Quero Bolsa, PIBID ou Residência Pedagógica ou que tenham vínculo empregatício e/ou participem de alguma política de bolsa do Governo Federal não poderão participar do Programa de Bolsas CNPq. Estudantes PROUNI podem receber bolsa do CNPq.

 

• A segunda é como bolsista UCDB. Nesta modalidade, o valor da bolsa, tem como base a tabela vigente do CNPq, consulte aqui:  (Valores de Bolsas CNPq), esse valoré abatido diretamente no boleto bancário correspondente à mensalidade. O lançamento do abatimento é feito pela Tesouraria da Universidade até o 5º dia útil de cada mês.

 

IMPORTANTE: A Bolsa UCDB não poderá ser acumulada com outros tipos de desconto ou bolsa (Quero Bolsa, PROUNI, Bolsa Social, Vale Universidade, CredIES, Bolsa Estágio UCDB), exceto no caso do FIES. Nessa situação, o estudante poderá obter a bolsa caso o valor de sua contrapartida seja igual ou superior ao valor da bolsa.

 

• A terceira é como bolsista Santander. Nesta modalidade, o estudante recebe o valor mensal correspondente ao programa escolhido conforme disponível no site (Santander), o valor é depositadodireto em sua conta bancária, que necessariamente precisa ser do Banco Santander. Para participação, é necessária a inscrição do estudante no site do Santander (clique aqui).

 

• A quarta é como voluntário. Nesta modalidade, o estudante não recebe incentivo financeiro, mas fica como substituto imediato no caso de algum bolsista desistir ou perder a bolsa.

 

Em todas as situações o estudante se compromete, mediante assinatura de um termo de compromisso, a cumprir 20 horas semanais na realização da pesquisa.

 

5) Posso acumular as bolsas UCDB e CNPq?

Não. Em nenhuma hipótese as bolsas podem ser acumuladas.

 

6) Sou bolsista PROUNI, posso receber uma Bolsa CNPq?

Sim. O CNPq entende o PROUNI como bolsa social e não se opõe ao acúmulo de ambas.

 

7) Isso vale também para a Bolsa UCDB?

Não. A UCDB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, estabeleceu uma política para aumentar a abrangência das bolsas, incluindo o maior número possível de bolsistas. Por isso o acúmulo de qualquer tipo de bolsa concedida pela UCDB se torna inviável.

 

8) Posso trabalhar e participar do PIBIC?

Se você possui condições de cumprir as 20 horas semanais de dedicação à pesquisa, mas é remunerado e tem vínculo empregatício, a única modalidade disponível é como voluntário.

 

9) Tenho de participar de todas as reuniões do PIBIC?

As reuniões são poucas ao longo do ano e de duração média de uma hora. A participação é obrigatória e as faltas devem ser devidamente justificadas, seguindo o protocolo do programa, sob pena de ter sua bolsa suspensa e/ou cancelada, de acordo com a gravidade do caso.

 

10)  Fui selecionado para participar do PIBIC, o que preciso fazer?

Procurar a secretaria do PIBIC com as fotocópias dos seguintes documentos:

  1. RG;
  2. CPF;
  3. Atestado de matrícula atualizado;
  4. Currículo Lattes atualizado no link (clique aqui);
  5. Para bolsistas CNPq: deve-se também providenciar o número de conta e número da agência do Banco do Brasil;
  6. Para bolsistas Santander: deve-se também providenciar o número de conta e agência do Banco Santander.

 

11) Sou estagiário remunerado, posso receber bolsa pelo PIBIC?

Se você for estagiário da UCDB, pode receber Bolsa CNPq, mas não pode receber Bolsa UCDB (questões 4 e 5).

Se for estagiário em outra instituição/empresa e for remunerado para isso, não poderá em hipótese alguma receber Bolsa CNPq, mas poderá receber Bolsa UCDB.

 

12) O que acontece se eu for remunerado e aceitar uma Bolsa CNPq?

O Governo Federal cruza constantemente os dados financeiros de seus bolsistas a fim de evitar este tipo de situação. Ao ser identificado um caso assim, pode-se solicitar o ressarcimento integral dos valores pagos pela Bolsa CNPq, com juros e correção monetária.

 

13) Não estou recebendo a minha Bolsa CNPq ou UCDB, quem devo contatar?

No caso da Bolsa UCDB, procure primeiramente a Assistência ao Estudante para conferir se sua bolsa foi ativada. Em caso negativo, informe que você é bolsista do PIBIC e solicite a ativação. Se, após esse procedimento, ainda houver problema, contate a Secretaria do PIBIC por telefone (3312-3615 com WhatsApp), por e-mail (pibic@ucdb.br) ou pessoalmente.

No caso da Bolsa CNPq, verifique se você recebeu o e-mail para cadastramento da conta e agência bancária e se seguiu todos os procedimentos. Após isso, se ainda encontrar algum problema, contate imediatamente a Secretaria do PIBIC.

 

14) Sou estudante do PIBIC e quero cancelar minha participação, como proceder?

Converse com seu orientador, exponha seus motivos para desistir e peça a ele para informar o PIBIC.

 

15) O que devo fazer caso queira mudar meu plano de trabalho?

Converse com seu orientador, apresente suas justificativas para realizar uma alteração na proposta original e estabeleça junto dele as mudanças possíveis. Não se esqueça de justificar posteriormente as alterações nos relatórios.

 

16) O que devo fazer caso queira mudar de orientador?

Converse com o orientador, apresente seus motivos para solicitar a mudança, caso o projeto apresente essa possibilidade, e cheguem a um acordo. Em casos mais graves e após algumas tentativas na primeira opção, procure o coordenador do projeto e exponha suas dificuldades. Se ainda sentir necessidade após esses procedimentos, procure a Secretaria do PIBIC.

 

Contato:

Telefône / WhatsApp: 3312-3615

E-mail: pibic@ucdb.br