Indique a um amigo

PIBIC / PIBITI / PIBIC-EM

A Iniciação Científica na UCDB é composta por três Programas, sendo-os:

PIBIC -  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;

PIBITI - Programa de Inicição em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

PIBIC-EM -  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio.

Esses programas visam fomentar a pesquisa, do ensino médio a graduação, incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento.

Além de colaborarar decisivamente com a formação dos estudantes colocando-os em contato com o que há de melhor e mais atual na sua área de interesse, através de uma adequada orientação em pesquisas com mérito científico, os Programas auxíliam na formação de pesquisadores que atuam direto no desenvolvimento regional, com o objetivo de proporcionar contato com a dimensão da pesquisa em busca de prepará-los para a pós-graduação. 

Como funciona?

 O ciclo dos Programas é anual e dividido em três fases.

A primeira fase trata da seleção de pesquisadores e projetos de pesquisa;

A segunda fase preocupa-se com a avaliação dos relatórios parciais;

A terceira fase objetiva a avaliação final dos relatórios e artigos, bem como a realização do evento de apresentação dos trabalhos e avaliação do programa com participação dos avaliadores externos.

Essas fases são permeadas de encontros periódicos de participação obrigatória para estudantes e orientadores. Diferentemente do período de aulas, o ciclo dos Programas inicia-se em agosto e termina em julho do ano seguinte.

Vale ressaltar, que além dos encontro periódicos, também são disponibilizadas aos participantes, oficínas de conhecimento, eventos, seminários e encontros para o fortalecimento de grupos de pesquisa.


Para participar dos Programas o aluno deve, primeiramente, entrar em contato com um professor da Instituição que desenvolva atividades de pesquisa na sua área de interesse. Ao aceitar orientar um aluno na Iniciação Científica, o professor irá auxiliá-lo na construção um plano de trabalho que, posteriormente, deverá ser encaminhado a secretaria do PIBIC para avaliação.

Caso o plano de trabalho seja selecionado e o acadêmico cumpra todos os requisitos para inscrição no Programa, esse passa então a ser um aluno de Iniciação Científica da UCDB tendo, inclusive, a possibilidade de receber bolsas (auxílio financeiro) do CNPq e /ou uma bolsa Institucional da UCDB.