Docentes da UCDB são homenageados pelo Crie-MS

22/11/2022 - 8:44 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Experientes na arte de educar no ensino superior, mais dois professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram homenageados nesta segunda-feira (21), pelo Dia Estadual da Educação Superior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o engrandecimento da educação do ensino superior. A sessão solene, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de MS (IFMS) e Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia.

Pela Católica, o professor Dr. Heitor Romero Marques recebeu a comenda Pedro Pedrossian e a professora Dra. Maria Augusta de Castilho, a medalha Darcy Ribeiro. Educadores de outras instituições de ensino também foram homenageados na ocasião. “Essa homenagem foi uma surpresa grande e mais uma oportunidade para que isso sirva de exemplo para outras pessoas que queiram fazer a mesma caminhada que a gente, e melhorando os aspectos que a gente não fez tão bem feito. É uma oportunidade de repensar essa caminhada e agir melhor no tempo que nos resta para frente”, destacou o professor Dr. Heitor Romero Marques, que está na docência há 53 anos, sendo 36 deles na Católica.

Para a professora Dra. Maria Augusta de Castilho, a homenagem vem coroar os 60 anos de docência que acaba de completar neste ano.  “Nessa trajetória recebi homenagens não só de alunos, mas de instituições, mas, como é um prêmio de educação Darcy Ribeiro, parece que estou encerrando a minha carreira com uma grande homenagem. Pra mim é uma honra e quero levar essa medalha dentro do meu coração como uma espécie de incentivo para continuar trabalhando na área da educação, que é o meu maior prazer. Pretendo dar aula por mais uns três anos ainda”, comemorou a docente.

O Reitor da UCDB, Padre José Marinoni, integrou a mesa da sessão solene e também foi quem entregou a honraria aos docentes da Católica ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Corrêa. “A homenagem que é prestada aos professores é o reconhecimento do trabalho e da dedicação. Quero não só parabenizá-los, mas agradecer por tudo aquilo que fizeram e ainda estão fazendo em prol da Universidade e da educação de Mato Grosso do Sul. Eles estão demostrando à sociedade que vale a pena ser educador, que vale a pena pesquisar e que vale a pena inovar”, destacou o Reitor.

Já o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, reforçou a importância das universidades públicas e privadas para produção de conhecimento e o investimento aplicado nos últimos anos. “São instituições que sempre estiveram na vanguarda e contribuem permanentemente para o desenvolvimento das cidades e para o progresso social. Nosso governo tem feito investimento permanente na produção de conhecimento científico por meio da nossa Fundação de Apoio de Ensino, Ciência e Tecnologia. De 2015 a 2022, investimos R$ 175 milhões, montante que corresponde a 66% de todo o valor investido na história da criação da nossa Fundação de Ciência e Tecnologia”, destacou o governador do Estado.

Também integraram a mesa da sessão solene o deputado federal Luis Ovando, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Turine, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Laércio Alves de Carvalho, e o reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Cristiano Cupertino.

Antes das homenagens aos educadores foi empossada a nova diretoria do Crie-MS, que passa a ser presidida pelo reitor da Uems, Laércio Alves de Carvalho, e pelo o vice-presidente Jones Dari Goettert, reitor da UFGD.

Além da UCDB, o Crie-MS é composto pela UFMS, UFGD, Uems, Universidade Anhanguera-Uniderp e IFMS. O Conselho é uma iniciativa inédita em prol do desenvolvimento da educação superior.

 

Leia mais:

20/08/2021 - Dia da Educação Superior: Professores da UCDB são homenageados

21/08/2020 - Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia educadores

23/08/2018 - Pe. Marinoni e professora Cleonice são homenageados pela Assembleia Legislativa e Crie-MS