Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia educadores

21/08/2020 - 14:52 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Transmissão foi feita pelos canais oficiais da Assembleia e das universidades

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com a presença virtual de autoridades e homenageados, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) entregaram, em sessão solene, a Comenda Pedro Pedrossian e a Medalha Darcy Ribeiro a personalidades da educação, em comemoração ao Dia da Educação Superior em MS. O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, acompanhou a cerimônia que homenageou os professores Octávio Luiz Franco e Roberto Figueiredo.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Paulo Correa, que também foi o propositor do dia de homenagens. “A Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian têm como patronos dois incontestáveis ícones da educação, especialmente do ensino universitário, como instrumento de transformação social e de valorização das potencialidades humanas e econômicas. Esses patronos conferem significação histórica ao reconhecimento e a gratidão que o povo sul-mato-grossense está expressando por meio do Poder Legislativo aos agraciados de hoje, que se dedicam à cátedra, pesquisa, gestão ou suporte técnico nas universidades”, declarou o parlamentar.

Um dos homenageados foi o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), Eduardo Riedel, que discursou: “Agradeço e me sinto muito honrado com a lembrança do meu nome para esta homenagem. Lembro aqui que o CRIE-MS é fundamental para a relação institucional com nosso Estado para a formulação de políticas públicas para aprimoramento do ensino superior”.

UCDB

Professor Roberto Figueiredo recebeu a Comenda Pedro Pedrossian. Graduado em História e mestre em Educação, o docente está na UCDB desde 1982, quando assumiu a direção do grupo teatral Senta que o Leão é Manso. A partir de 1985, passou a lecionar nos cursos de graduação da Instituição. Também coordena a área de Cultura e Arte, composta por mais quatro grupos culturais.

“Ser indicado pela UCDB em um reconhecimento desta envergadura tem dois pontos importantes: primeiro de responsabilidade, pois a seriedade da Instituição no meio universitário do Brasil é inquestionável e tem um corpo de professores que na sua totalidade também merecem esse mérito; o segundo de alegria emocionante de dever cumprido, de que o caminho percorrido nestes 35 anos deu frutos e sim, ainda outros frutos virão”, declarou.

Um dos cientistas de maior prestígio em Mato Grosso do Sul é Octávio Luiz Franco, que foi agraciado com a Medalha Darcy Ribeiro. No patamar de Pesquisador 1A do CNPq, o professor é biólogo e pós-doutor em Ciências Biológicas e Microbiologia e lidera uma equipe de cerca de 220 pesquisadores de 18 países que contribuem para as pesquisas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, com sede na UCDB. “Tenho focado meu trabalho na identificação de proteínas e suas múltiplas funções, que incluem ação antibactérias, antivirais e até emagrecedoras, por exemplo. Tivemos avanços muito grandes e temos uma série de peptídeos com resultados promissores”, destacou.

Também receberam as honrarias: Eronides de Jesus Bíscola, Vagno Nunes de Oliveira, Valdinei Aparecido de Oliveira, Leocádia Aglaé Petry Leme e Eugênia Aparecida dos Santos — todos eles com a Comenda Pedro Pedrossian. Já a medalha foi entregue a Paulo Eduardo Teodoro, Luiz Carlos Ferreira de Souza, Marcia Ferreira Cristaldo, Lair Aparecida Cardoso Espindola e José Antonio Maior Bono.