Conferência com professor africano abre XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos

05/09/2019 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Abertura do Congresso Internacional de Direitos Humanos foi realizada no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A abertura oficial do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos foi realizada na noite dessa quarta-feira (4), no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na data, a coordenadora do curso de Direito da UCDB, Dra. Elaine Cler Alexandre, fez um pronunciamento para os participantes.

Elaine ressaltou a importância de o tema ser trabalhado em um ambiente universitário. “Direitos humanos hoje, para nós, é uma vertente, um direcionamento que guia qualquer transversalidade de conteúdo. Ou seja, qualquer tema que uma pessoa for trabalhar, deve respeitar os direitos humanos e, como se trata de respeito, nós, enquanto academia, passamos isso para os nossos acadêmicos. Zelamos e protegemos essa área”, pontuou a coordenadora.

Depois da solenidade, foi promovida uma conferência sobre “A questão dos direitos humanos relacionados ao acesso à higiene e saneamento de Burkina Faso (África)”.  O assunto foi abordado pelo professor Dr. Abdoul Azis Sodore, da Universidade de Ouagadougou Joseph Ki-Zerbo, de Burkina Faso, e mediado pela professora da Católica Dra. Cleonice Le Bourlegat.

O evento, realizado pela Católica em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e com o Instituto de Direitos Humanos do Estado (IDHMS), tem como tema principal, nesta edição, “Direitos humanos, políticas públicas e inovação”. Voltado para pesquisadores, educadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito e em Desenvolvimento Local, além de militantes em prol dos direitos humanos, o evento ainda promove, até sexta-feira (6), mais quatro palestras, uma conferência e exposição de, aproximadamente, 400 trabalhos por meio de banners e apresentações orais. Também será realizada, por meio do congresso, a final referente à seletiva estadual do II Concurso Nacional de Júri Simulado da Escola Nacional de Advocacia.

Confira a programação completa do congresso, ao clicar aqui. Mais informações sobre o XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos e também sobre o curso de Direito da UCDB podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3508.