Enfermagem da UCDB promove treinamento de primeiros socorros com certificação

09/04/2024 - 8:18 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de Enfermagem, está promovendo gratuitamente neste ano, na Clínica-Escola UCDB, o Treinamento de primeiros socorros, dentro das ações educacionais em saúde. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (67) 3312-3638 e são abertas para o público.

Todo o trabalho é realizado por acadêmicos do último ano, sob a supervisão da professora Kely Cristina Garcia Vilena, que ministra a disciplina de estágio supervisionados em saúde pública. Antes de aplicarem os treinamentos, os acadêmicos passaram por um intenso curso de capacitação oferecido pela Liga de Urgência, Emergência e Trauma (Laete).

O curso, que conta com certificação, é realizado uma vez por semana, das 7h30 às 11h, com a possibilidade de outra turma às sextas. “Grupos externos podem se inscrever. Temos uma agenda aberta com turmas de no máximo 10 pessoas. Entre as principais orientações estão o atendimento a parada cardíaca e manobras de desengasgo”, destacou a professora Ursula Vilela.

Desde janeiro de 2019, a Lei Lucas (n.º 13.722/2018), torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Lucas Begalli morreu aos 10 anos, em setembro de 2017, em Campinas-SP, por falta de primeiros socorros durante um passeio escolar após engasgar com um pedaço de salsicha, em um cachorro-quente servido no lanche.

A Lei determina ainda que os estabelecimentos de ensino ou recreação infantil devem dispor de kits de primeiros socorros e estar integrada à rede de atenção de urgência e emergência e estabelecer fluxo de encaminhamento para unidade de saúde de referência mais próxima. As escolas devem fixar em local visível a certificação que comprove sua conformidade com a Lei Lucas. Mais informações via e-mail rf3005@ucdb.br.