PROGRAMA DE VISITAS – PROVIS

 

MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO-UCDB

 

O Programa de Visitas do MCDB/UCDB objetiva a introdução de conceitos básicos sobre Educação Museal a partir da apresentação de seu acervo em visitas às exposições de terça à sexta-feira, nos períodos matutino (8h) e vespertino (13h30).

Grupos de até 40 participantes de instituições públicas, privadas de ensino e Organizações Sociais poderão participar das atividades em visitas mediadas por educadores vinculados a Universidade Católica Dom Bosco. Os grupos deverão estar acompanhados por representantes das instituições visitantes que serão responsáveis pela organização e controle dos participantes durante toda a visita ao Museu.

Instituições Públicas, Privadas de ensino e Organizações Sociais estão isentas de pagamento, somente com visitas agendadas e confirmadas com antecedências.

Atividades e visitas guiadas aos espaços expositivos do MCDB: Os grupos são recebidos no saguão e conduzidos ao auditório onde serão apresentadas informações básicas sobre a Instituição, o histórico do Museu, as coleções e as possibilidades comunicacionais do acervo, além de informações específicas sobre o programa de visitas guiadas.

Ao ser iniciada a visita no espaço expositivo, a equipe do Museu busca levar os participantes a desenvolverem novas possibilidades de leitura visual que lhes permitam aprender as histórias de vida contidas nas formas expositivas, compará-las ao seu cotidiano, entender o valor da conservação de um patrimônio cultural, estabelecer relações entre patrimônio natural e cultural para despertar em alguns e ampliar em outros o respeito pelo ambiente em que vive.

Para que essas metas sejam cumpridas, o responsável deve preparar-se para acompanhar seus participantes informando-se sobre o espaço que será visitado e sobre a contextualização do acervo em exibição.

Exposição Ciências Humanas é composta por três tipos de acervo: memorativo, arqueológico e etnológico dispostos nas seguintes salas:

A sala de memória, rememora cenas do antigo museu, antes denominado Museu Dom Bosco.

A coleção de Arqueologia mantém em seu acervo testemunhos da cultura material de povos da pré-história do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul que representam dois períodos: o período arcaico, com povos caçadores coletores, e o período formativo, com os povos agricultores ceramistas.

A coleção de Etnologia contém um dos acervos mais importantes do Brasil, com peças provenientes dos povos Xavante, Boe-Bororo (MT), Iny-Karajá (Ilha do Bananal / MT, TO, GO e PA), Kalapalo (Xingu), Povos do Rio  Negro (AM) e Povos do Mato Grosso do Sul (Kinikinau, Kadiwéu, Kaiowá-Guarani, Terena, Ofaié e Atikum).

Exposição Ciências Naturais: Inspirada no poema de Tito Lucrécio 'DE RERUM NATURA', a exposição de Ciências Naturais apresenta coleções referentes aos acervos de mineralogia, paleontologia, malacologia, entomologia e animais taxidermizados(empalhados). 

 

NORMAS GERAIS PARA VISITAÇÃO  

Os participantes devem entrar, permanecer e sair do Museu acompanhados pelo responsável;

Durante a visitação os participantes devem ser orientados a falar e movimentar-se com moderação e calma, sem tocar ou apoiar nas vitrines;

Não é permitida a entrada com lanches, chicletes, garrafas, copos nos espaços expositivos;

Não é permitida a entrada de bolsas e mochilas nos espaços de expositivos. Sugerimos que as mesmas sejam deixadas no transporte, visto que vários grupos visitam simultaneamente o Museu;

Para segurança dos participantes e a conservação dos espaços expositivos, pedimos para evitar calçados de salto alto e tênis com rodinhas. Sugere-se o uso de tênis ou outros sapatos confortáveis;

O uso de máquina fotográfica é autorizado apenas sem o flash;

As visitas duram em média 2h;

O transporte dos participantes fica a cargo da Instituição que solicita a Visita;

As atividades realizadas com os alunos são preparadas pela equipe do PRODIMA (Programa de Didática Museal Aplicada) e seus resultados podem ser utilizados para pesquisa científica posterior, sem identificação dos estudantes ou professores envolvidos. 

VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE DE DATAS E PERÍODOS ATRAVÉS DO EMAIL MUSEUDOMBOSCO@UCDB.BR