Exposição de Ciências Naturais

 

Essa exposição temática procura favorecer uma interação continua e perspicaz entre observador e observado, entre arte e ciência, e leva a reordenar seus conceitos e a questionar a natureza das coisas. Lucrécio, filósofo da Antiguidade, nos leva a repensar no poema De rerum natura (Sobre a natureza das coisas), a estabilidade e o equilíbrio não como formas primeiras que antecedem a fundação da natureza das coisas, mas como efeitos solidários de um movimento universal que comporta em uma mesma medida o instável e o desequilíbrio. Preocupa-se menos com a transmissão de conceitos científicos, do que com a contemplação de objetos e com a história do desenvolvimento científico.

 

INVERTEBRADOS (CONCHAS / INSETOS)

Representados na exposição pela classe Insecta e por membros do filo Mollusca. Tem grande importância terrestre, pois dois terços de todas as plantas floríferas dependem dos insetos para a polinização. O vôo permite a mobilidade para explorar novos habitats(dispersão) e fugir predadores não alados, aumentando a sobrevivência da espécie. Os moluscos estão entre os animais invertebrados mais evidentes e familiares ao homem. Constituem o maior filo de invertebrados, com 50.000 espécies vivas e 35.000 espécies fósseis descritas e datadas do período Cambriano, podendo ser encontradas nos ambientes marinhos, dulceaquícolas e terrestres.

 

 

             

 

MINERALOGIA (MINERAIS)


Atraentes pela beleza da cor, brilho e forma, os minerais têm destaque especial em nossas vidas. Nenhuma civizilização pode prescindir dos minerais, principalmente, quando está em pauta e qualidade de vida. Necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano são atendidas pela visibilidade destes recursos. O acervo de minerais é bastante diversificado e contém raridades como a cornetita (fosfato) e a eudialita (silicato), de grande interesse científico. O acervo conta com cerca de 780 amostras das quais 74 estão na exposição temporária.

 

          

 

                 

 PALEONTOLOGIA (FOSSÉIS)

A paleontologia estuda restos de organismos ou evidências de suas atividades preservadas nas rochas após a sua morte. Fundamenta-se em duas ciências principais: a biologia e a geologia. Embora muitos fósseis representem perfeitamente um determinado animal ou vegetal, é importante destacar que alguns casos tratam-se de partes que deixaram uma impressão perfeita na rocha. A exposição apresenta 75 fósseis distribuídos entre invertebrados, vertebrados, vegetais, icnofósseis e palinomorfos.

 

 

 

             

 

 VERTEBRADOS (TAXIDERMIZADOS) 

Podemos dividir os vertebrados em: não amnióticos (peixe e anfíbios) e amnióticos que compreendem os Sauropsida (tartarugas, lagartos, serpentes e as aves); e os Synapsida (mamíferos). Atualmente, são conhecidas 56.000 espécies de animais vertebrados vivendo em quase todos os habitats do planeta, demonstrando diversidade e uma fantástica complexidade comportamental. Apesar da variabilidade morfológica, os vertebrados possuem características que enfatizam a atuação da selecção natural como mecanismo na produção de mudanças.