Reflexões sobre espiritualidade e razão marcam Acolhida Docente 2023B

26/07/2023 - 8:12 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O corpo docente da Universidade Católica Dom Bosco reuniu-se na noite de ontem (25) para a Acolhida 2023B e juntos debateram sobre “Espiritualidade e as relações”, com a condução do professor Pe. Adriano Stevaneli. O encontro marca o início do segundo semestre letivo e teve a presença dos Pró-reitores de Graduação e Pós-graduação, Rúbia Renata Marques, de Pesquisa, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, e de Administração, Taner Douglas Bitencourt, que está no exercício da função de Reitor da UCDB.

O Grupo de Cordas da UCDB apresentou-se na abertura do evento. Em seguida, Pe. Idenilson falou sobre o amor e o encontro com Deus. “Este encontro com o transcendente nos impulsiona sempre a frente. Nós chamamos essa força de Trindade Santa: três pessoas em um Deus — esse Ser divino a quem pedimos que nos ajude a amar. Quem ama deixa marca de eternidade naqueles que a vida colocou em nosso caminho”, afirmou.

O Reitor em exercício Taner Bitencourt levou a mensagem de Pe. José Marinoni aos docentes: “Diga que sempre me lembro deles. Que importante começar um semestre com uma mensagem carinhosa e fica essa reflexão: qual a sensação de começar, de recomeçar, de buscar novamente? Eu vim para essa universidade em busca de uma função que me deixasse feliz. Eu tinha a cabeça preparada, tinha as mãos prontas para o trabalho, mas minha preocupação estava no coração. Eu queria algo novo, mágico e estou encontrando isso aqui na UCDB”, afirmou o professor Taner.

Ele relembrou os ensinamentos do Papa Francisco sobre o pacto educativo global, que prioriza a educação humanista e solidária, e a palestra de Dom José Tolentino de Mendonça, no Congresso da Anec, realizado em junho, em Salvador (BA). “Cardeal Tolentino é português, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana, que relembrou Papa Francisco destacando que vivemos uma época saturada de informação. E qual o papel do educador nesse cenário?”, refletiu.

A Pró-Reitora Rúbia Marques aproveitou o início do semestre para relembrar o esforço da comunidade acadêmica no processo de recredenciamento institucional, que levou a UCDB a atingir a nota máxima, 5, concedida pela comissão avaliadora. “Hoje eu quero agradecer pessoalmente a vocês. Essa nota é uma representatividade da Instituição que vai ficar por dez anos. Essa nota 5 é mais reconhecimento e minha atitude é de agradecimento a todos”, disse a professora.

O coordenador do curso de Teologia presencial da UCDB, Pe. José Adriano Stevaneli, foi o responsável pela palestra da noite. “A razão não é inimiga da fé. Não podemos aceitar que a fé dispense a razão — elas constituem-se como duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Mas, primeiro, eu quero falar sobre a espiritualidade, de forma suprarreligiosa. A espiritualidade integra o nosso ser e nossos valores que se manifestam nas relações interpessoais, na relação com o meio ambiente e no reconhecimento de algo além do indivíduo. Temos percebido um aumento significativo na quantidade de pesquisas sobre espiritualidade e educação e o desafio é entender como integrá-la às estruturas de ensino superior. A espiritualidade na educação resgata o propósito real da formação humana”, destacou o docente.

Os professores ainda tiveram informações sobre as atividades do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e Área de Atenção à Saúde Acadêmica (ASA), que agora funcionam em conjunto, no bloco A. A apresentação foi feita pela colaboradora Michelle Dayane Moura.

Até sexta-feira, os professores participam de palestras e oficinas presenciais e on-line, além de atividades de planejamento pedagógico.

Veja galeria de fotos