Curso de Odontologia na UCDB é autorizado com maior conceito de Campo Grande

04/04/2024 - 15:58 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Autorizado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Odontologia da Universidade Católica Dom Bosco recebeu o maior conceito (5) entre os outros cursos de Campo Grande, incluindo as universidades públicas. A notícia é comemorada pela comunidade acadêmica, que ressalta os diferenciais propostos na nova graduação da Católica. A previsão é de abertura das inscrições e processo seletivo ainda em 2024, assim que publicado o ato de autorização do Diário Oficial da União (DOU).

“Esta é uma notícia que a comunidade campo-grandense aguardava há muito tempo. Sabemos da confiança e do reconhecimento que as pessoas têm com a UCDB e por isso temos a certeza de que o novo curso trará muitos ganhos para a sociedade, com atendimento à comunidade e formando profissionais qualificados”, comemorou o Reitor em exercício, Dr. Taner Douglas Alves Bitencourt.

A oferta será presencial, com integração multiprofissional com outros cursos da área de saúde e privilegiando as experiências simuladas e reais, que serão fundamentais para a formação dos futuros cirurgiões dentistas. “A infraestrutura que dispomos na UCDB é reconhecida como uma das melhores do País. Para começar, teremos o ambiente pré-clínico e laboratórios de habilidades, que simulam a aplicação de diferentes técnicas clínicas e cirúrgicas antes do atendimento em pacientes reais. A UCDB tem expertise no atendimento de saúde, que envolve todo o núcleo das Ciências da Vida (Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia). Então, a Odontologia vai se integrar a essa estrutura, que já é tradicional e já atende tão bem a comunidade”, destacou o coordenador do curso, professor Dr. Leandro Tortosa.

O curso será muito prático, garante o coordenador: “Desde o primeiro semestre o aluno terá contato com disciplinas práticas da Odontologia, vai utilizar o ambiente pré-clínico, que é muito bem estruturado, e ele fará a correlação entre teoria e prática. Quando o atendimento aos pacientes ocorrer, ele estará capacitado, tendo passado por diversos estágios preparatórios”. Ao mesmo tempo, os gestores do curso destacam uma preocupação com o respeito às etapas de conhecimento e especializações. “Um segmento muito forte entre os odontólogos é a harmonização orofacial, que normalmente é oferecida em cursos de pós-graduação. Porém, há instituições que introduzem precocemente, nos primeiros semestres, práticas como essa. Na UCDB, o aluno será, antes, capacitado em anatomia e fisiologia, por exemplo, por ser um assunto muito sério”, ponderou o docente.

Por nascer dentro de uma universidade, que tem entre seus pilares a pesquisa, a graduação em Odontologia da UCDB terá uma ligação forte, também, com a pós-graduação, sobretudo com o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia. “Além disso, já temos convênios firmados com hospitais de Campo Grande e região que proporcionam atendimento à comunidade mesmo antes de se inserir no mundo do trabalho. No projeto pedagógico do curso demos uma atenção ao atendimento à rede pública de saúde e ao SUS, reforçando o comprometimento comunitário da nossa universidade”.

Para a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rubia Renata Marques, a preocupação e o foco será sempre na formação de excelência. “Formamos um time de professores composto por cirurgiões dentistas e também profissionais da saúde de outras áreas da UCDB que são experientes e atuantes na área da Saúde, na docência e na área da gestão e que entendem qual é o foco pretendido para o curso, que é o generalista, inclusivo, criativo e inovador, sem falar que faz parte do nosso DNA a formação de um profissional completo, não apenas no aspecto técnico, mas também no humano. A UCDB forma bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes e isso está comprovado nos milhares de profissionais que tão bem se destacam na nossa sociedade”.