Série nacional apresentada por docente da UCDB estreia dia 20

16/04/2024 - 9:40 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado, Dr. Josemar de Campos Maciel, forma, ao lado de Thaís Umar, a dupla de apresentadores da série Van Filosofia, que estreia no dia 20 de abril. Os cinco episódios da série, idealizada e dirigida pelas irmãs Lu e  Rosiney Bigatão, serão apresentados e debatidos em evento realizado no Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177), às 16h.

Van Filosofia é uma produção independente que foi exibida em rede nacional pela TV Brasil, um projeto vencedor de edital da Ancine, financiada por meio do BRDE, FSA e EBC no PRODAV, Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro.

O seriado mostra que há mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a vã filosofia, principalmente nas relações humanas. Uma van transporta pessoas comuns: donas de casa, coveiro, catador de material reciclado, professor, artista, líder indígena, que compartilham suas experiências de vida com o filósofo Josemar e o condutora da veículo, que fazem uma ponte das questões colocadas pelos passageiros com as teorias filosóficas.

A direção é de Lu Bigattão Rios e Rosiney Bigattão, roteiro de Rosiney Bigattão, produção executiva de Carlos Diehl, direção de produção de Nadja Mitidiero, direção de fotografia de Giuliano Gondim, coordenação de elenco de Fernanda Kunzler, arte de Venise Melo, cenografia de Márcia Gomes, som direto e trilha sonora de Vitor Zan, produção de locações Rafael Lambert, figurino de Ana Rita Moraes e Francielle Gadotti.

Episódios

Ep. 01 - Amor e Relacionamento - A Van Filosofia faz um trajeto afetivo pelos relacionamentos para ver como anda a convivência humana. Em pauta, o amor em todas as suas versões, o casamento, as separações, a violência...

Ep. 02 - Que pressa é essa? - Neste episódio, abordamos o tempo da nossa passagem pela terra: do nascimento à morte. E principalmente: por que corremos tanto? O tempo está acelerado ou é nossa vida mesmo que é agitada demais? E a morte é um medo de todos ou apenas um conceito relativo?

Ep. 03 - Ser ou Ter - Neste episódio, Van Filosofia percorre um terreno muito fértil e atual - o consumo, a propaganda, os estilos de vida. Comprar é um caminho para a felicidade ou é apenas uma mostra da nossa futilidade? Ser ou ter, eis a questão. E o que acontece com o planeta enquanto mantemos esse sistema de produção com o uso máximo de recursos naturais?

Ep. 04 - Preconceito - A discussão gira em torno da relação entre o “eu e o outro” e a dificuldade em aceitar o diferente. Como condicionamos nossas vidas pelo olhar do outro. Porque as minorias sofrem tanta exclusão por estarem fora do padrão considerado “normal” pela sociedade. O racismo estrutural brasileiro, que permeia as relações, levando muitas vezes a intolerância e a violência.

Ep. 05 - Ética - Corrupção, ética, cidadania. Palavras desgastadas e pouco compreendidas. Que relação as pessoas estabelecem com esses temas, é o assunto do episódio. A corrupção que atinge a política é a mesma das pequenas trapaças cotidianas? O jeitinho brasileiro é um modo de sobrevivência ou uma forma de infringir as regras? Entre a questão complexa do bem e do mal, vamos entender como a filosofia pode ajudar a melhorar as relações humanas.

Os episódios ficam disponíveis no Canal Brasil.