UCDB leva oficinas de ciência e tecnologia à escola estadual de Terenos

19/04/2024 - 13:19 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

Alunos da Escola Estadual Eduardo Perez, em Terenos, receberam na tarde de ontem (19) a visita de acadêmicos e professores da Universidade Católica Dom Bosco para uma tarde de muito conhecimento e informação. A visita técnica faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de MS. 

No total, 86 estudantes participantes de quatro oficinas. A primeira delas foi sobre “Selkis Biotech: Bioprospectando o futuro”, com os professores Ludovico e os acadêmicos Pedro Henrique de Oliveira Cardoso e André Leonard Stoll, que falaram sobre animais peçonhentos, educação ambiental e explicaram sobre a logística de bioprospecção de produtos naturais para uso em medicamentos.

Já na oficina “Montando um semáforo com Arduino”, as professoras Carina Elisei e Alinne Castro e os acadêmicos João Rian Goes de Oliveira e Victor Barreto Ortiz introduziram os conceitos básicos de eletrônica e programação através da construção de um semáforo, um projeto simples, mas funcional.

“Fast Plant - Como as plantas comem” foi a oficina do professor Denilson Guilherme e dos alunos Michel Conque Santos Camargo, Gleyce Barrios de Carvalho, Gabrieli Lucy dos Santos Lorenzoni Portella e Samira Naama Souza Silva. Por meio de um experimento prático, os participantes tiveram entendimento sobre nutrição de plantas e sua importância para a produção vegetal.

A quarta oficina oferecida foi “Neurociências do crush”, ministrada pelo professor Thiago Muller e pelos acadêmicos Matheus Fernandes e Vinícius Galvão Ferreira, que falaram de maneira lúdica sobre a neurociência do amor e quais hormônios e substâncias químicas estão envolvidas neste processo.

“Foram quatro oficinas, nas áreas de Agrárias, Biológicas, Humanas e Exatas, todas para alunos do ensino médio. O bacana foi que a professora que nos recebeu, a Thayne Chaves de Almeida, é egressa do curso de Biologia da UCDB e hoje é coordenadora da escola. Quando acadêmica, participou do programa da Residência Pedagógica. No geral, a atividade foi muito bacana, com um aproveitamento muito bom dos alunos", avaliou a professora Carina Elisei.