UCDB conquista troféus em todas as categorias no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense

19/12/2023 - 11:41 - Pesquisa

Fonte: Gilmar Hernandes

Cerimônia do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conquistou troféus em todas as cinco categorias do Prêmio Pesquisador Sul-mato-grossense em cerimônia realizada ontem (18), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O professor Heitor Herrera conquistou o primeiro lugar na categoria destaque em ciências da vida, e ainda vai representar a Instituição no concurso nacional que será realizado em Brasília (DF), no mês de março de 2024.

“Esse prêmio vem coroar o fruto de um trabalho de duas décadas de muita pesquisa, desenvolvimento de formação de recursos humanos em Mato Grosso do Sul, um espaço muito bom que a Universidade Católica Dom Bosco cedeu para o nosso grupo de pesquisa junto a dois programas importantíssimos de pós-graduação”, comemorou o professor Heitor Herrera.

Ao todo foram 24 pesquisadores concorrendo em dois grupos subdivididos em cinco categorias: Pesquisador Destaque (Ciências da Vida, Exatas, Humanas) e Pesquisador Inovador (Inovação para o setor empresarial e Inovação para o setor público). Outros três pesquisadores da Católica conquistaram a segunda colocação: Hemerson Pistori em Ciências Exatas; Reginaldo Brito da Costa em Inovação para o Setor Empresarial; e Luciane Pinho de Almeida em Inovação para o Setor Público. Já a docente Anita Guazzelli Bernardes alcançou a terceira colocação na categoria Ciências Humanas.

“É o reconhecimento do belo trabalho que nossos pesquisadores têm realizado durante todo o período, e especificamente neste ano, onde a Fundect comemora os 25 anos, ele se enche de um maior significado ainda, com nossos pesquisadores premiados em todas as categorias”, ressaltou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

A professora Luciane Pinho de Almeida reforçou que o resultado é o fruto de todo o esforço dos cientistas. “Quando a gente faz pesquisa em políticas que possam ser benéficas em prol da sociedade, eu acho que o reconhecimento vem e isso é o que aconteceu também com os meus colegas, não só comigo, mas com todos que receberam o prêmio hoje”.

O prêmio, oferecido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), busca reconhecer o trabalho de profissionais que desenvolvem relevantes pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. “O Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense é para valorizar o trabalho dos pesquisadores que estiveram durante o ano se dedicando a pesquisa, a salvar vidas, a encontrar soluções alimentícias, a trabalhar com antropologia, sociologia e inovação.  Objetivo é valorizar o pesquisador de Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.

Histórico

Em 2016, o pesquisador Dr. Octávio Luiz Franco foi o vencedor da categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Já em 2021, venceram em suas categorias os professores Dr. José Licínio Backes (Ciências Humanas) e Dr. Michel Ângelo Constantino (Inovação para o Setor Público).

Confira a matéria em vídeo