Seminário discute inserção social no programa de pós-graduação em Psicologia

11/03/2024 - 9:26 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

alizou nesta segunda-feira (11) a segunda edição do seminário integrativo ‘A Inserção Social nos programas de pós-graduação stricto sensu: reflexões e desafios’. O evento contou com a participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Católica.

Segundo a professora dra. Luciane Pinho de Almeida, o evento foi bom para o grupo compreender qual o objetivo. “Muito mais do que o processo de avaliação é a importância do próprio compromisso societário que o programa tem, com as emendas que estão aí. Que respostas efetivas estamos dando para a comunidade, seja nível regional ou nacional. O que nossa produção impacta? Qual é o sentido da nossa produção? Qual é o sentido que cada um de vocês vem aqui, só para o título, ou tem um sentido maior? Um sentido de compromisso com aquela demanda e com aquela temática que vocês escolheram”, destacou a professora.

Ela ainda ressaltou que com o segundo evento, o grupo pretende fazer uma publicação sobre inserção social na pós-graduação, que compromisso é esse e como ele impacta na transformação social. “Nós não podemos perder isso dentro das propostas, das temáticas de avanços no campo das políticas e da assistência à saúde. O que é que nós estamos promovendo de transformações? Quais são as possibilidades que a gente pode inserir ou impactar no mundo atual?”, questionou a palestrante.

Divididos em grupos, as discussões tiveram continuidade para elencar sobre pontos positivos, falhas e realizar apontamentos sobre ações que estão sendo desenvolvidas, sugestões para implementar estratégias de melhoria dos quesitos insuficientes, entre outros.