Curso de agronomia dá início ao VIII Simpósio de Tecnologias do Agronegócio

24/10/2023 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O curso de Agronomia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) deu início nesta terça-feira (24), no auditório do bloco A, a 8ª edição do Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e paralelamente ocorre o XI Ciclo de Palestras em Agronomia. O evento reúne acadêmicos de todos os semestres do curso, além de alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária.

O objetivo do evento é estimular o intercâmbio de conhecimentos e discussões referentes às tecnologias e conhecimentos científicos, ligados principalmente ao setor produtivo. “Com mais essa edição estamos fazendo o Estado crescer no conhecimento e vocês, como geração futura, estão adubando mais ainda esse crescimento. Esperamos que vocês aproveitem essas duas manhãs e os minicursos para se aprofundarem em assuntos contemporâneos”, destacou o coordenador do curso de Agronomia da Católica, Cléber Júnior Jadoski.

Oportunidades na geração de crédito de Carbono é o tema da palestra de abertura, que foi ministrada pelo engenheiro agrônomo. Ramão Jardim. “Nós começamos a mudar a matriz energética do nosso país. E esse desafio é que cabe a cada um de vocês, porque a multifuncionalidade das profissões, que é uma linha que permeia todas as outras atividades, se chama meio ambiente. É nessa área que o agrônomo pode se sobressair pela matriz do aprendizado que ele tem, que é a diversificação das atividades”, reforçou o palestrante.

Os acadêmicos também participaram das palestras ‘O cenário do agronegócio no Estado e as expectativas do futuro’ e ‘Mercado de trabalho: os desafios enfrentados’, além da mesa-redonda ‘O crédito de carbono e o agronegócio sul-mato-grossense’. No período da tarde serão realizados minicursos e oficinas: ‘Boas práticas de tecnologia de aplicação de defensivos’ e ‘consultoria agrícola’.

 

Programação

 

Dia 19

 

7h30 (auditório do bloco A) - palestra ‘A nova Agronomia Digital 4.0’, ministrada por Dr. Eduardo Figueiredo

 

9h05 (auditório do bloco A) - palestra ‘Cenário atual da aviação agrícola e projetos de proibição’, ministrada por Gleison Romias Girelli (Inovar)

 

10h05 (auditório do bloco A) - palestra ‘Pantanal e a pecuária sustentável’, ministrada por Eng. Agro. Eduardo Cruzetta

 

11h10 (auditório do bloco A) - palestra ‘Diagnóstico, avaliação e protocolos nutricionais em uma propriedade de sistema pecuário’, ministrada pelo engenheiro agrônomo Renan Rezende (R2 Consultoria)

 

Minicursos e oficinas

 

13h30 (Bloco D Térreo) - ‘Consultoria Agrícola’, com o professor Dr. Leandro Manoel Alves de Souza (Agroplano)

 

13h30 (Bloco D Térreo) - ‘Boas Práticas de Tecnologias de Aplicação de Defensivos’, com o engenheiro agrônomo Lenon Henrique (Famasul)

 

13h30 (Bloco D Térreo) - ‘Descomplica Agro – Além do conhecimento técnico’, com os palestrantes Francisco Paredes e Bruna Bastos (ambos da Evolutec Consultoria Rural)