Ano letivo para os docentes começa com formação pedagógica e acolhida

26/01/2024 - 7:55 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Professores da Universidade Católica Dom Bosco participam, do dia 29 de janeiro ao dia 9 de fevereiro da Formação Docente 2024A, realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e pelo Observatório de Formação Integral (OFI), ambos ligados à Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Progex). Como já é tradição na Instituição, a semana pedagógica inclui a realização da Acolhida Docente, que será realizada no dia 5 de fevereiro, às 19h, no anfiteatro do bloco A.

Nos dias 29 e 30, cada curso realiza seus encontros de planejamento pedagógico com os respectivos coordenadores. No dia 31, acontecem os plantões de plano de ensino no período da manhã. No dia 1º de fevereiro, às 8h, está programada a oficina sobre a Plataforma Avalia; às 9h45, será o encontro dos docentes das disciplinas institucionais. A formação continua na manhã do dia 2, com encontro “Metodologia dos cursos híbridos”, a partir das 8h, em ambiente virtual.

Abrindo a semana seguinte, no dia 5, acontece a Acolhida com a participação dos pró-reitores e do Reitor em exercício da UCDB Taner Bitencourt. No dia 6, às 8h, haverá um momento de formação salesiana, e às 9h, a palestra Comunicação não violenta e resolução de conflitos. Às 18h, via Google Meet, acontece a oficina Ambiências formativas com as IAs.

Dia 7, às 8h, está programado o encontro “Processos de ensinagem na Universidade: princípios da avaliação por competências” e, às 18h, a mesa-redonda Curricularização da Extensão, com a participação da Pró-reitora da Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques. No dia 8, haverá duas oficinas: Design Thinking e Google Classroom, além de duas rodas de conversa sobre “Uso pedagógico dos modelos de inteligência artificial” e “Atuação psicopedagógica: quando procurar ajuda?”.

Fechando a programação, no dia 9, no período matutino, a mesa-redonda “Reflexões sobre as relações interpessoais em uma universidade salesiana” acontece a partir das 8h no auditório do bloco A.