Acadêmicos apresentam jogos sobre políticas públicas de saúde

28/11/2023 - 8:23 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Nutricionistas, Enfermagem e Biomedicina da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram ontem (27) jogos relacionados às cartas de promoção à saúde. A atividade de gamificação da disciplina de sobre Políticas Públicas de Saúde, que é ministrada pelas professoras Patrícia Lira e Adriana Flores, envolveu 150 alunos, divididos em 27 grupos.

“Após a leitura das cartas de promoção à saúde, os alunos tiveram cinco semanas de preparação para confeccionar um jogo sobre o tema, elaborando o regulamento para a apresentação da atividade avaliativa”, destacou a professora Patrícia Lira.

As cartas de promoção da saúde reúnem documentos de referência resultantes do processo de discussão e construção coletiva dos conceitos fundamentais sobre o tema, que teve início em 1986, com a Conferência de Ottawa.

A equipe da acadêmica de Biomedicina, Samira Naama, cumpriu todos os objetivos, sendo avaliadas a criatividade, clareza e objetividade. “O nosso jogo foi baseado em uma ideia norte-americana, em que os participantes deveriam acertar um dos copos com uma bolinha de ping pong. Cada copo tinha uma pergunta relacionada à carta de promoção à saúde de Alma-Ata e o jogador que acertar levava um chocolate como prêmio”, explicou a estudante.

Os grupos tinham temas diferentes, o que proporcionou o aprendizado de forma divertida para os demais alunos, que também puderam competir nos jogos. Na quarta-feira passada (22), os acadêmicos do noturno também desenvolveram essa atividade.