Acadêmica da UCDB apresenta proposta de diretrizes urbanas e praça pública para o Portal da Lagoa

21/12/2023 - 12:42 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Melhorar a qualidade de vida dos moradores do parcelamento Portal da Lagoa em Campo Grande é o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Scarlet Camargo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que propõe propostas de diretrizes urbanas e praça pública para o local. A pesquisa contou com a orientação do professor Felipe Buller Bertuzzi.

“As diretrizes são propostas em três temas: zoneamento, socioeconômicas e ambientais, como a padronização das calçadas, das vias públicas, indicação de terreno para a construção de posto de saúde, creche, linhas e pontos de ônibus, além de fomentar o desenvolvimento da comunidade, com hortas e feiras públicas, para que elas tenham toda uma estrutura financeira, de forma que eles mesmos possam trabalhar no local, sem precisarem se deslocar para outros pontos da cidade colocando em prática os estudos do urbanismo contemporâneo”, destacou a acadêmica. 

O presidente do bairro, Pablo de Oliveira, que esteve presente na defesa do trabalho, reforçou a importância da pesquisa. “Foi uma defesa muito crucial e pertinente para nós que somos moradores aqui no loteamento Portal da Lagoa. É um ponto de partida para o turismo na Capital, um ponto de partida para criar uma identidade”, pontuou.

O Portal da Lagoa foi criado em 1997 como um loteamento habitacional promovido por uma imobiliária, mas não houve planejamento do local, que ainda não possui saneamento básico, asfalto, entre outros. Conheça o projeto clicando aqui.