Estudantes da EE Waldemir Barros da Silva conhecem estrutura de Comunicação da UCDB

16/04/2024 - 15:54 - Extensão

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Parceria entre o programa de extensão Agência Mais Comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, das Moreninhas, busca proporcionar conhecimento e troca de informações entre os estudantes do ensino médio e da graduação. Na tarde de ontem (15), os estudantes vieram até a UCDB e conheceram o Labcom e a FM UCDB. Na próxima semana, os acadêmicos de PP irão até a escola e, por fim, o grupo participará de um programa da Segredo FM.

Para a professora Claudia Ruas, que recebeu o grupo na UCDB, a troca de informações é enriquecedora. “O objetivo é fomentar a troca de experiências na execução de um projeto que envolva a linguagem radiofônica.  De um lado os alunos extensionistas têm a possibilidade de mostrar novos caminhos e apresentar novas alternativas para a rádio-escola, além de promover a integração das equipes, envolvendo o compartilhamento de informações, habilidades e experiências. Além disso, o projeto também possibilita que alunos das escolas de ensino médio, parceiras do projeto, conheçam as instalações do Labcom, principalmente a FM UCDB e os estúdios de rádio.

A professora Suelem Martini Assmann acompanhou os alunos da escola estadual na visita: “Temos o projeto da rádio-escola desde 2022, com financiamento da Fundect, que mantém quatro alunos bolsistas. Eles desenvolvem uma série de atividades e o programa de rádio é uma delas. O programa vai ao ar duas vezes na semana, no horário do almoço. Os alunos fazem as pesquisas, o roteiro, a produção e, com equipamento da escola — microfone e caixas de som — fazem a transmissão ao vivo. Ali tratam de temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], bullying, racismo, preconceito, datas comemorativas e tudo o que eles acham importante abordar. Também abrimos espaço para os talentos da escola, fazemos a transmissão dos jogos. Então, o projeto tem como objetivo trabalhar as habilidades que, às vezes, não são alcançadas em sala de aula: trabalhamos a comunicação escrita, desenvolvimento oral, a pesquisa científica, entre outras”.

Na FM Segredo, os extensionistas apresentam o programa Papo Mais, há quatro anos, toda terça-feira, das 11h ao meio-dia. O programa também conta com a veiculação de peças publicitárias criadas pelos acadêmicos (spots e jingles) que vão ao ar durante o intervalo do programa.