Clínica-Escola de Enfermagem da UCDB amplia serviços gratuitos

01/04/2024 - 7:14 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Clínica-Escola de Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está ampliando neste semestre os serviços gratuitos destinados para toda à população, que além de consultas de Enfermagem, visita domiciliar, terapias e ações educacionais em saúde, também contará com procedimentos de Enfermagem. Os atendimentos devem ser agendados presencialmente ou pelo telefone 3312-3638, sendo realizados de terça a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na Clínica-Escola UCDB, localizada na Avenida Tamandaré 6.000, Jardim Seminário, em Campo Grande.

“Esses atendimentos são muito importantes para os nossos acadêmicos do último semestre, pois vão estar aprimorando as técnicas. E para a população é mais um serviço gratuito na área da saúde. Além de promover esses atendimentos, estamos propiciando aos nossos acadêmicos uma experiência com um olhar para o empreendedorismo, para que após formado tenha uma visão de formação empreendedora, desenvolvendo trabalhos em clínicas e consultórios”, destacou a responsável pela disciplina de estágio supervisionados em saúde pública, professora Kely Cristina Garcia Vilena, que também orienta os atendimentos.

No caso de procedimentos de Enfermagem, as novidades são: aplicação de Injeções intramuscular e endovenosa (com receita médica); curativos e tratamento de feridas; sondagem Vesical de Alívio; cuidados com sonda de gastrostomia; cuidados com ostomias (colostomia); entre outros.

Entre as consultas de Enfermagem, estão: o atendimento a saúde da criança e puericultura, com avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança e cuidados com recém-nascidos; assistência de Enfermagem à gestante durante o pré-natal; orientação e auxílio para amamentação; atendimento ao hipertenso e diabético; saúde da mulher e do homem, atendimento geriátrico e auxílio a famílias no cuidado com idosos; atendimento ao hipertenso e diabético, entre outros. São oferecidas as terapias integrativas: auriculoterapia e terapia com ventosas.

Já os treinamentos de ações educacionais em saúde estão: palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, treinamento sobre maus tratos infantis (identificação, acolhimento, conduta); prevenção do câncer de mama e colo do útero; prevenção do câncer de próstata, entre outros. Mais informações sobre os atendimentos pelos telefones: (67) 3312-3638 ou 3312-3705.