Indique a um amigo

Religiosidade

A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB – é fundamentada nos princípios de seu fundador Dom Bosco, cujo compromisso permanente é o de: promover, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, a formação integral, fundamentada nos princípios éticos, cristãos e salesianos, de pessoas comprometidas com a justiça social para que contribuam no desenvolvimento sustentável de seu contexto. Constitui-se como uma Universidade Comunitária, Confessional, Católica e Salesiana.

Em linhas gerais, a missão educativa da UCDB é constituída na concepção humanístico-cristã da educação, cujo conceito é a visão de totalidade do homem, integrando as dimensões individuais e sociais. A par de sua identidade católica e salesiana e da preocupação com a formação humanística da pessoa, a UCDB caracteriza-se como uma universidade formadora de líderes qualificados, profissionais conscientes, atentos e sensíveis, sobretudo com a camada da população que sofre injustiças no campo político, econômico, social, cultural e religioso.

A Pastoral Universitária desenvolve propostas que propiciam, aos jovens e leigos envolvidos, uma experiência de vida cristã, baseada em valores provenientes da fé e de um encontro pessoal com Jesus Cristo, a partir da espiritualidade Salesiana do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Sob essa ótica, as atividades pastorais visam a construção de um ambiente acolhedor na IES, proporcionando qualidade nas relações entre todos: professores, alunos e colaboradores. Também se propõe a tornar todas as atividades docentes, discentes e administrativas marcadas pelo respeito, honestidade, coerência e transparência sob o prisma católico.