Candidatos podem utilizar nota do Enem para ingressar em cursos de graduação da UCDB

19/06/2018 - 10:30 - Vestibular

Fonte: Gilmar Hernandes

Aulas do segundo semestre terão início no dia 18 de julho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Vestibular

Os candidatos interessados em ingressar em um dos 34 cursos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem fazer a matrícula até o dia 5 de julho, sem a necessidade de prestar vestibular, basta apresentar sua pontuação, na Central de Atendimento, no bloco Administrativo, da UCDB Tamandaré.

Para a matrícula, o candidato precisa apresentar cópias do RG, Título de Eleitor,  Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Comprovante de Residência, CPF e Documento de Conclusão do Ensino Médio - Modelo 19 e duas fotos 3X4, além de apresentar impressos o número de inscrição e a pontuação obtida na prova. As aulas do  segundo semestre da UCDB terão início no dia 18 de julho.

Acadêmicos de outras Instituições que desejam transferir-se para a UCDB têm isenção na taxa de matrícula e 25% de desconto em todo o restante do curso. Há vagas também para portadores de diploma, que devem se inscrever no site, entregar a documentação exigida até 16 de julho e solicitar a análise do currículo (R$ 120). Os aprovados que são egressos da UCDB ganham até 30% de desconto nas mensalidades; os formados por outras instituições, 20%. Nesses dois casos, os procedimentos deverão ser feitos até 16 de julho.

Vestibular de Inverno

Para quem deseja prestar o vestibular para ingressar no segundo semestre de 2018, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho, por meio do site www.ucdb.br/vestibular. A prova será no dia 1º de julho, das 8h às 12h, no bloco A, na UCDB Tamandaré. São oferecidas também vagas em 21 cursos de graduação a distância, pela UCDB Virtual. O gabarito será divulgado no dia 3 de julho e o resultado no dia seguinte (4). As matrículas deverão ser feitas nos dias 4 ou 5 de julho.

Neste processo seletivo, são ofertados três novos cursos tecnológicos, que têm a duração, em geral, de dois anos: Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Hídricos e Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica.

O tecnólogo em Gastronomia pode atuar em diversas frentes ligadas à alimentação, incluindo o planejamento, gerenciamento e implantação de empreendimentos gastronômicos, planejamento de cardápios, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas, panificação, confeitaria, cozinha fria, gastronomia funcional e elaboração de produtos gastronômicos em geral.

No curso Tecnologia em Recursos Hídricos, o graduado pode atuar em equipes multidisciplinares e atuará para identificar, caracterizar e aplicar técnicas e procedimentos para solucionar os problemas ligados aos recursos hídricos em diferentes setores. Por se tratar de recurso finito, a escassez de água afeta diferentes setores econômicos, exigindo a presença de profissionais capacitados para trabalhar nesse setor, além de os governos demandarem a adoção de políticas públicas para assegurar o acesso a todos.

Já o tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica está apto a atuar em inteligência de negócios e tecnologia da informação (TI), como analista de negócios, de redes sociais, análise de bases de dados em geral, de processos organizacionais por meio de inteligência analítica de dados e respectivas tecnologias.