UCDB promove mesa-redonda voltada para os professores

18/07/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Mesa-redonda foi realizada no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nessa terça-feira no período da manhã, às 8h, e também a noite, às 19h os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram da segunda etapa da Acolhida Docente. Como forma de preparação para o segundo semestre de 2018, foi realizada, no anfiteatro do bloco A, uma mesa-redonda para a discussão do tema “Pontos de vista de um mesmo lugar”.

Durante o debate, o assunto foi trazido pelas professoras Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Educação;  Dra Lucy Nunes Ratier da Psicologia; Dra. Ana Paula Gaspar Melim, coordenadora do curso de Pedagogia, e Dra. Fabiana Maluf Rabacow docente de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Local.

Para abrir o encontro, foi abordada a avaliação institucional realizada pelos professores. Regina apresentou os resultados dos instrumentos que foram utilizados em 2017 divididos em três modalidades: didático pedagógica, curso e avaliação geral da instituição. Já Lucy, expôs as estatísticas referentes aos acadêmicos que frequentam a Universidade como meios de transportes utilizados, facilidade de aprendizagem, hábito de estudo, saúde física e mental e qualidade de vida.

Em seguida, a professora Fabiana abordou a importância dos cuidados com a saúde por parte dos docentes. Ela passou informações sobre as doenças crônicas que podem se manifestar por conta de maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos como hipertensão, colesterol alto, diabetes e até mesmo câncer.

Por fim, Ana Paula conversou com os docentes a respeito da Carta de Navegação — planejamento estratégico que norteia os passos da Universidade até 2022. Um dos pontos trazidos por ela foi a necessidade da reformulação do projeto pedagógico e também a implementação de, cada vez mais, metodologias ativas. Outra questão apresentada por ela foi o resultado parcial de uma pesquisa desenvolvida com os professores no primeiro semestre em relação ao uso desse tipo de abordagem em sala de aula.

Diferente dos semestres anteriores, em que durante a Acolhida os professores participavam de uma série de capacitações, dessa vez, além da mesa redonda,  o corpo docente terá acesso a formação continuada durante o período letivo. A próxima oficina será no dia 13 de agosto com o tema “Formação e práticas docentes em tempos de tecnologias digitais”, com o objetivo de analisar o papel do professor e o uso de novas tecnologias na prática pedagógica.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.