UCDB é sede para o XIX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial

22/08/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Abertura do XIX Conemi foi realizada no anfiteatro do bloco B

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sedia a 19ª edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi). O evento é o maior encontro do país na área e reúne não só profissionais atuantes no mercado, mas também pesquisadores, docentes e acadêmicos que desenvolvem estudos nas diferentes modalidades de engenharia. 

Realizada pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), esta edição do congresso foi aberta, na noite dessa quarta-feira (20), com uma solenidade promovida no anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré. Entre as autoridades que compuseram a mesa, esteve presente o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UCDB, Fabiano Pagliosa Branco, como representante do Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos.

Na data, duas palestras foram ministradas: o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, falou sobre a indústria relacionada a commodity, já o gerente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Campo Grande, Adriano Garcia, abordou a questão da acessibilidade no meio rural.

Antes da abertura oficial, no período da tarde, participantes do evento fizeram uma apresentação de trabalhos técnicos no Pátio UCDB, além de uma exposição de projetos no saguão do bloco C. Entre os estudos apresentados, estiveram tecnologias desenvolvidas na Católica, como uma aeronave feita por Kevin William Souza, acadêmico de Engenharia de Controle e Automação, e Thiago Rodrigues Marques, aluno de Engenharia de Computação.

Segundo os futuros profissionais, o projeto recebeu apoio de outros acadêmicos e o grupo pensou tanto na estrutura quanto na construção da aeronave. “Desenhamos o avião em um software específico, depois fizemos a parte estrutural com madeira e feijó e usamos laser para fazer os cortes necessários”, explicou Thiago.

Já Kevin falou sobre como o trabalho o ajudou a evoluir na área que escolheu para seguir carreira. “Atividades como essas nos ajudam a aprender mais, não só quando o assunto é conhecimento técnico, mas também em relação ao nosso comportamento. A gente fica mais responsável porque tem data para entregar o trabalho, além disso, temos a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, comentou Kevin.

Sobre o XIX Conemi

O evento segue até amanhã (23) e nesta edição aborda o tema central: “Como as Engenharias Mecânica e Industrial podem melhorar o Agronegócio do Brasil”. Além de palestras, o congresso promove minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos. A programação completa pode ser conferida via online, basta clicar aqui.