UCDB é destaque entre projetos mais inovadores e relevantes da PRF no Brasil

12/11/2020 - 9:15 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A UCDB, por meio do atendimento a policiais rodoviários federais do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho/CNPq, ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, é destaque entre os projetos mais inovadores e relevantes da corporação no Brasil. Os atendimentos são feitos aos policiais há cinco anos.

"Trata-se de uma importante ação que visa a buscar ferramentas na figura do psicólogo de um apoio na estrutura emocional dos servidores. Com este resultado do concurso, o projeto sai fortalecido e ganha a possibilidade de expansão para outras superintendências que queiram adotar essas atividades", explica o superintendente da PRF/MS, Luiz Alexandre.

A diretora do Laboratório de Saúde Mental da UCDB e coordenadora do projeto com a PRF, a psicóloga Dra. Liliana Guimarães, destaca a importância da parceria. "A indicação significa um reconhecimento pela parceria e relação de confiança e o resultado de nossas pesquisas têm retornado para a sociedade. Assim o policial que tem uma boa saúde mental, presta serviços de excelência à população”, destacou.

Com a pandemia os atendimentos continuam sendo feitos de forma remota, mantendo sempre um plantonista. No entanto, antes da pandemia, o grupo também atendeu presencialmente servidores de outros estados. “Já atendemos agentes do Acre, Roraima, Maranhão, Tocantins, Alagoas e de Brasília. Por meio do programa, diminuímos as faltas ao trabalho por transtornos mentais e problemas músculo- esqueléticos, bem como as aposentadorias precoces; aumentamos a procura espontânea por plantão e atendimento psicológico; diminuímos a possibilidade de ocorrência de suicídios, atuando de forma preventiva, de tal forma que MS nesse período não apresentou nenhum caso, entre outros benefícios”, completa a professora.

Ela destaca ainda que além do trabalho prestados aos policiais, os alunos aprendem na prática a prestar serviços de excelência e são preparados para um mercado de trabalho cada vez mais complexo, em mutação e exigente. “Enquanto coordenadora do projeto, exercemos nossa missão de ensinar, pesquisar e atender, com uma visão que contempla o bem estar do policial, sua família e a corporação, com importantes repercussões para o Estado e o País”, completa a coordenadora.

Além dos atendimentos também são feitas pesquisas por alunos do Programa de Iniciação Científica (Pibic), graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que já desenvolvem diversos temas, como: habilidades sociais, estresse ocupacional, síndrome de Burnout, transtorno por estresse pós-traumático, absenteísmo, presenteismo, pré-aposentadoria, alcoolismo, entre outros.