UCDB apoia Encontro Centro-Oeste de práticas integrativas e complementares em saúde

26/09/2023 - 7:11 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apoia a segunda edição do Encontro do Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics), que ocorre de 25 a 29 de setembro, em Campo Grande, com submissões de trabalhos e vídeos. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

A palestra de abertura será ¨Raksha Bandhan: Yoga reforçando os laços de parceria, colaboração e irmandade entre as nações Brasil e Índia¨, ministrada pelo secretário da Embaixada da Índia, Suraj Ananta Jadhav, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Ontem (25) foi realizado o 2° Fórum Centro-Oeste de coordenadores estaduais de práticas integrativas e complementares em saúde. O evento conta com uma extensa programação.

O Ecopics busca trazer discussões relevantes sobre estratégias, implantação e/ou implementação das PICS nos municípios, além de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde e gestores na prevenção e na promoção da saúde individual e coletiva, de forma integral e humanizada. 

A programação conta com palestras, plenárias, oficinas, apresentações artísticas, ofertas de cuidado – como yoga, reflexologia, reiki, ventosa, aromaterapia e saberes populares – e a apresentação de trabalhos aprovados.

Na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no período vespertino, as oficinas serão sediadas na UCDB, como automassagem, elaboração de projetos para implantação da fitoterapia no SUS, modelo de farmácias vivas e jardins terapêuticos dos estados do Maranhão e do Mato Grosso do Sul, entre outras. 

As Prática Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral, e na interação do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

As PICS foram instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS) pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Uma das diretrizes é o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, por meio da ampliação das abordagens de cuidado. Elas são transversais e podem estar presentes em todos os pontos da rede, prioritariamente na atenção primária.