Tese sobre uso de inteligência artificial para melhoramento de plantas é desenvolvida na UCDB

20/02/2020 - 17:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Leandro Skowronski durante a defesa da tese

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Aprendizado de máquina aplicado ao melhoramento de plantas” foi o tema da tese desenvolvida pelo doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Leandro Skowronski. A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Reginaldo Brito da Costa e buscou avaliar a aplicação de métodos de aprendizagem de máquina, uma área da inteligência artificial, na atividade de classificação e agrupamento no melhoramento de cultivares.

“Foram testados diversos algoritmos de aprendizagem supervisionada e não supervisionada e também comparados aos métodos estatísticos tradicionais. A pesquisa apontou grande potencial de uso destes métodos no melhoramento, apresentando maior proximidade que os métodos estatísticos”, detalhou Leandro, que é docente da UCDB. Conforme ressaltou, a tese também gerou um produto, o software ICMGen que pode ser utilizado na avaliação de métodos de aprendizagem de máquina para classificação e agrupamento de genótipos de plantas, permitindo que pesquisadores da área do melhoramento, não familiarizados com linguagens de programação específicas, possam utilizar desta ferramenta para estes estudos.

A defesa aconteceu no dia 13 de fevereiro e teve como integrantes da banca examinadora Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira (UCDB), Dra. Paula Martin de Moraes (UFGD), Dr. Mário Luiz Teixeira de Moraes (Unesp) e Dr. Wesley Nunes Gonçalves (UFMS).