Projetos Conecta Vidas e Trilhas são lançados para colaboradores da UCDB

28/10/2019 - 20:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Projetos foram apresentados ao corpo docente e administrativo da Católica no anfiteatro do bloco M

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Revolução”. O significado da palavra que esteve em cartazes e faixas no campus da Universidade Católica Dom Bosco e gerou curiosidade em muitas pessoas foi “revelado” hoje (28), na Reunião de Sintonia, realizada com colaboradores docentes e administrativos, em dois horários, nos períodos da manhã e da noite. E o uso do termo não foi à toa: a UCDB lançou dois projetos que irão enriquecer a formação dos acadêmicos, que serão diferenciais competitivos no mercado de trabalho.

O primeiro deles é o Conecta Vidas, como foi batizado o Plano Pedagógico Institucional (PPI). Com uma nova visão de ensino e de aprendizagem, a UCDB começa a implantar o projeto nos cursos da Saúde em 2020. Alguns conceitos do plano foram apresentados: catolicidade, criticidade, criatividade, continuidade, content and language integrated learning, constância, conexão, comunicação, compromisso e colaboração.

“O que é ensinar e aprender na UCDB? A partir desse questionamento, trabalhamos e debatemos, há mais de sete anos, sobre quais diretrizes devemos nos basear. Para outras instituições, pode ser produzir conhecimento, pode ser aprender para ensinar. Mas, para nós, ensinar é conectar vidas. Então, o projeto pedagógico vem para uma aprendizagem significativa, para a capacidade de se conectar com as pessoas e com o mundo”, afirmou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Ir. Gillianno Mazzetto.

A Pró-Reitora de Graduação e Extensão (Progex), Rubia Renata Marques, também participou da reunião: “A partir de 2020, as mudanças estarão mais evidentes em sala de aula. Tudo foi pensado para que os acadêmicos tenham um ‘algo a mais’ na profissão que escolheram. Todas as mudanças que o PPI deve trazer vão enriquecer a formação e realmente ser um diferencial competitivo”, destacou.

Trilhas

Integrante do Conecta Vidas, o projeto Trilhas UCDB completa a “revolução” na Instituição. A partir do início do ano, todos os acadêmicos e egressos da graduação terão a opção de cursar um conjunto de disciplinas que serão certificadas. No total, foram montadas 33 trilhas e, na prática, funcionará assim: um acadêmico de Psicologia, por exemplo, que tem interesse em gestão de pessoas, poderá, além da sua matriz curricular regular, fazer três disciplinas em outras graduações relacionadas ao que deseja atuar como profissional: Direito do Trabalho, em Direito, Gestão de Pessoas, em Administração e Marketing e Relacionamento Interpessoal, em Publicidade e Propaganda. No fim da graduação, ele será bacharel em Psicologia com certificação em Gestão de Pessoas.

“Não é disciplina optativa, não é pós-graduação, não é extensão. São certificações e se encaixam na legislação dos cursos sequenciais, de 2017. Aqui, o aluno irá customizar seu conhecimento e viver intensamente a interdisciplinaridade. Um aluno de Publicidade, conviverá com o da Filosofia, da Veterinária, da Engenharia. São muitas possibilidades”, detalhou Gillianno.

Professora Rúbia reforçou que as Trilhas são componentes do PPI, com regulamentos e critérios. “A UCDB está se reinventando para formar pessoas capazes de se transformar”, pontuou a Pró-Reitora. “Aqui, trabalhamos de forma sistêmica e aprendizado contínuo, para que o conhecimento seja infinito. Com as Trilhas, podemos concretizar isso e essa é uma verdadeira revolução”, concluiu o titular da Prodi.

Confira o vídeo institucional do projeto Trilhas UCDB acenssando este link.