Professores da Católica integram comitê científico da Rede Salesiana Brasil

12/12/2022 - 9:25 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Os professores Oswaldo Ribeiro (coordenador do curso de Jornalismo) e Eduardo Biagi (professor de fotografia) foram indicados pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para integrarem o comitê científico da Rede Salesiana Brasil para colaborar na realização I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da RSB, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril de 2023, de forma on-line.

O evento tem como principal objetivo promover o estudo e a socialização dos conhecimentos e de boas práticas desenvolvidas nas presenças salesianas no âmbito da Educomunicação, envolvendo a participação conjunta de comunicadores de todas as presenças (inspetorias, escolas, obras, paróquias, rádios, museus etc.), sendo uma oportunidade para disseminar boas práticas de Educomunicação que servirão de referência e inspiração para todas as equipes que colaboram na comunicação salesiana em Rede no Brasil.

“Fazer parte desse comitê com tantas pessoas altamente qualificadas é uma honra, em um momento muito especial na minha vida. É um marco muito importante, porque a gente começa a entender o quanto os meios de comunicação nos ajudam a propagar temas que são importantes para educar as nossas crianças e a gente poder utilizá-los de uma maneira que traga mais equidade e prosperidade para a sociedade”, destacou o professor Eduardo Biagi. 

Para o coordenador do curso de Jornalismo da UCDB, professor Osvaldo Ribeiro, participar do comitê organizador do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais é um orgulho. “Em 2016, a partir do curso de extensão “Gestão em Comunicação” e posteriormente no ano de 2020 com a pós-graduação em “Educomunicação”, plantamos a semente aqui na UCDB e hoje vemos ela florescer na Rede Salesiana Brasil. Estar no grupo responsável pelo evento também foi um desafio por conta do grande número de boas práticas realizadas pelas Escolas, Obras Sociais, Instituições de Ensino Superior, Rádios, Paróquias e outras presenças Salesianas. Que o Seminário seja o primeiro de muitos para socializarmos a importante contribuição da Rede Salesiana Brasil à sociedade brasileira”, destacou.

A equipe foi a responsável neste ano por selecionar 10 Boas Práticas Educomunicacionais de todo o Brasil, que serão apresentadas em 2023. Eles verificaram relação da prática com a missão educativa Salesiana, engajamento da comunidade educativo-pastoral, abrangência e alcance da prática e relevância social dos resultados alcançados com a Prática. 

Confira abaixo as 10 práticas selecionadas: 

Conhecendo Minha História” - Instituto Maria Auxiliadora, Goiânia (GO);

“Amor que integra na perspectiva da ecologia integral” - Instituto Waldemar Falcão, Aracati (PE);

Educação Financeira e Sustentabilidade: Empreender para Compreender” - Instituto Laura Vicuña, Porto Velho (RO);

Jornal Cria VP - Jornal Impresso e On-line com Temáticas sobre o Território Onde o Serviço está Situado” - Instituto Dom Bosco, São Paulo (SP);

Projeto Vivare – Disciplina Eletiva ‘Oficina de Projetos’” - Colégio Salesiano de Belo Horizonte (BH);

Grupo Educomunicativo-Pastoral Jovens Comunicadores / Rádio e TV Carmo / Podcasts e Grupos de Cobertura de eventos” - Instituto Nossa Senhora do Carmo, Guaratinguetá (SP);

Podcast Papo Salesiano” - Colégio Instituto São José, São José dos Campos (SP);

Mostra Artística “Sementes do futuro” - Centro Comunitário Oscar Romeiro, São Paulo (SP);

O Nosso Pão de Cada Dia” - Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC);

Escola de Salesianidade – Observatório Salesiano de Juventudes” - Faculdade Dom Bosco, Porto Alegre (RS);