Pesquisa mostra resultados positivos em treino de ouvinte com consequências específicas em crianças com autismo

08/02/2019 - 8:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Mestranda Tatiana Borges Assumpção Gattass Katayama durante defesa da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Emergência de intraverbal e tato via treino de ouvinte com consequências específicas em crianças com autismo” foi o tema da dissertação da mestranda Tatiana Borges Assumpção Gattass Katayama, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendida na manhã desta quinta-feira (7).

A mestranda conta que se trata de um estudo novo, de fácil aplicabilidade e de baixo custo, pois é principalmente composto por um profissional psicólogo. O estudo mostrou que o treino de ouvinte com o comportamento de consequências específicas auditivas pode ser eficaz no estabelecimento de repertórios de tato e intraverbal.

“Apliquei o teste em cinco crianças com idades entre 8 e 13 anos, com condicional auditivo-visual [nível 6 no teste ABLA-R]. Quando eu mostrava figuras representando três diferentes profissões, por exemplo, a criança precisava nomear a profissão e quando na primeira tentativa nomeava correta recebia o reforço. E quando a resposta era incorreta ou não respondida em cinco segundos era feito um procedimento de correção com dica de apontamento, seguida de dica física parcial e por fim dica física total. Quando era necessário o procedimento de correção, mesmo acertando não recebia o reforçador apenas consequência específica auditiva”, disse.

A pesquisa aponta que o uso de consequências especificas auditivas pode ser implementado para aquisição de repertórios de falante, confirmando estudos anteriores que mostraram emergência de comportamento de ouvinte. Mostra ainda resultados importantes e apontam um caminho promissor para esse procedimento enquanto estratégia de ensino de comportamento de falante em crianças com autismo.

Além do orientador professor Dr. André Varella (UCDB), a banca examinadora foi constituída pela professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Dra. Mariéle de Cássio Diniz Cortez e o professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda (UCDB). Mais informações a respeito do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Católica entre em contato pelo número (67) 3312-3605.