Pe. Marinoni participa do encerramento da formação docente UCDB 2021B

28/07/2021 - 9:52 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O encerramento da formação docente 2021B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) contou com a participação especial do Reitor Pe. José Marinoni. Os encontros estão sendo realizados on-line desde a segunda-feira (26).

“Educar é crer no ser humano, essa é a grande verdade. Ser educador é ser portador de uma visão otimista sobre a humanidade, por causa da beleza desse ser humano. Vamos lembrar o que diz a Bíblia: Criados a imagem e semelhança de Deus. A verdadeira educação só pode se identificar com o processo de desenvolvimento integral das potencialidades que são latentes em cada pessoa. Quem não crê no ser humano jamais poderá ser um bom educador”, destacou o Reitor para mais de 160 docentes conectados.

Ele reforçou ainda os ensinamentos de Dom Bosco, no qual ensinava que era preciso confiar no jovem, mesmo com todos os defeitos. “Pra mim educar é um ato de fé, de plantar, e semear na mente e no coração. Certo de que algo extraordinário vai surgir, talvez não agora. O semeador prepara o terreno, confia que a chuva possa vir, e claro tem de esperar para ver a semente brotar, crescer e depois colher. A educação está intimamente relacionada com a virtude da esperança. Dom Bosco dizia que o educador salesiano tem que ser alegre, criativo, estimulador, persistente, paciente, formador de consciência e sensibilizar o coração humano. Que esse semestre possamos viver a cultura do encontro”, finalizou a participação desejando arrivederci (até logo) aos professores.

Os docentes acompanharam ainda a mesa-redonda ‘Saúde mental do professor universitário’, com as professoras Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro da Silva, mediada por Lucy Nunes Ratier Martins.

Ontem (27), eles participaram pela manhã da roda de conversa ‘O ser humano e o cuidado’, ministrada pelos professores Jacir Alfonso Zanatta, Brasdorico Merqueades dos Santos, e o Pe. José Adriano Stevaneli. No período da tarde, o professor Hilton Luiz Monteiro Junior fez um relato da experiência de aula presencial com transmissão síncrona. 

Na abertura, na segunda-feira (26), o encontro on-line de acolhida contou com a participação dos pró-reitores Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho (Pesquisa e Pós-Graduação), Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), além do professor Jeferson Pistori, que representou a Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Progex).