Pe. José Marinoni toma posse como Reitor nesta quarta-feira

11/02/2020 - 12:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pe. José Marinoni e Pe. Ricardo Carlos, em cerimônia da outorga do título de Dr. Honoris Causa (Arquivo/2019)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Na próxima quarta-feira (12), às 8h, acontece a posse de Pe. José Marinoni como Reitor da Universidade Católica Dom Bosco. Ele retorna ao cargo que ocupou entre 1993 e 2015, após atuar como diretor-executivo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), em Brasília (DF). A posse será dada pelo Chanceler da UCDB e presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Ricardo Carlos, que até então era o Reitor da Católica.

A cerimônia será realizada no Pátio UCDB, localizado no campus Tamandaré, com a presença de pró-reitores, diretores, colaboradores docentes e administrativos, além de novos acadêmicos, que chegarão à Universidade para o primeiro dia de aula.

“Avalio o retorno do Pe. Marinoni como muito promissor, muito aguardado e muito bem escolhido pelo Conselho da Mantenedora da Missão Salesiana. É uma pessoa muito experiente, que dedicou grande parte da sua vida aos jovens, seja na educação básica, seja no ensino superior. Pe. Marinoni foi presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil [Anec] e esteve nos últimos anos na Rede Salesiana Brasil. É uma pessoa com muita bagagem, muita experiência, e muito amor pela educação e faz parte da história da UCDB e então, vem novamente dar essa contribuição e continuar os grandes projetos da UCDB”, avaliou o Chanceler da Católica, Pe. Ricardo Carlos.

Acolhida dos acadêmicos

Como tradicionalmente ocorre na Católica, uma programação especial é realizada para marcar o início das aulas do primeiro semestre. No dia 12, ocorre o primeiro dia de aula dos calouros, que acompanharão a posse do novo Reitor e, em seguida, conhecerão os coordenadores de cursos e os professores que farão parte da sua graduação. Divididos por cursos, os acadêmicos passarão pelos principais locais que serão utilizados, tais como laboratórios, anfiteatros, biblioteca, entre outras áreas.

No dia 13, será a vez dos veteranos retornarem aos estudos. Todos terão os dois primeiros tempos de aula e, às 9h e às 20h30, um grande show será realizado no Bosque UCDB, assim como vem sendo realizado há quatro anos.

Proporcionar momentos de diversão que permitam a confraternização da comunidade acadêmica tem como principal objetivo evitar o trote violento. A UCDB editou portaria interna que prevê punições que podem chegar a expulsão caso sejam flagradas situações vexatórias ou que exponham a riscos os acadêmicos, sejam eles calouros ou veteranos.

Outras medidas tomadas são o acordo com proprietários de bares dos arredores da UCDB, que permanecerão fechados durante o período de aulas nos dias 12 e 13. A Polícia Militar e a Agetran farão orientações do trânsito e do cumprimento das leis, tais como a Lei do Trote (lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004), que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

A legislação estabelece que os pedágios, realizados visando a arrecadação de dinheiro, são considerados um constrangimento à população e também é prática proibida. O texto também define que as autoridades e órgãos de segurança pública estão obrigados a impedir os pedágios. Já a lei complementar aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande nº 189, de 19 de dezembro de 2011, veda o consumo de bebidas alcoólicas por “aglomerados de pessoas em vias, prédios e praças públicas, dentro do perímetro dos postos de serviços e de abastecimento de veículos, área externa das conveniências”.