Nota de falecimento: Pe. Dr. Georg Lachnitt

20/04/2020 - 16:09 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pe. Georg Lachnitt

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

É com pesar que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) comunica o falecimento do Pe. Dr. Georg Lachnitt, de 81 anos, ocorrido hoje (20), em Campo Grande. Nascido na Alemanha no dia 3 de abril de 1939, o salesiano dedicou sua vida ao trabalho com o povo indígena Xavante, em Mato Grosso, e é autor de obras fundamentais sobre cultura da etnia, como os dicionários Xavante-Português e Português-Xavante, Gramática Xavante, livros de alfabetização e cartilhas utilizados nas escolas das aldeias.

Diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populaçoes Indígenas (Neppi), era o responsável também pelo Centro de Documentação dos Povos Indígenas da UCDB — um acervo fundamental para aqueles que pesquisam sobre as etnias originárias do Brasil. Desenvolveu trabalho missionário nas aldeias de Sangradouro e São Marcos, em Mato Grosso.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, destacou o grande trabalho deixado pelo salesiano: “Padre Georg foi um grande apaixonado pelos povos indígenas, de modo especial pela cultura e etnia Xavante. Aqui na nossa inspetoria, foi ele que junto com o saudoso Pe. Rodolfo Lunkenbein e com Pe. Gonçalo Ochoa iniciaram estudos e participaram de várias reuniões para poderem colocar em destaque a cultura indígena e suas tradições. A nossa inspetoria deve muito ao padre Georg e a UCDB, em especial, quer agradecer e parabenizar por tudo aquilo que fez com a documentação indígena. Ele nos deixa um grande legado, algo realmente que ninguém pode pagar. Só Deus mesmo parar recompensá-lo por todo o trabalho que fez. Que Deus o receba e o recompense por tudo que fez. Repito: foi um grande apaixonado pelos povos indígenas. Deu a vida por eles e tudo fez por eles”.