Museu das Culturas Dom Bosco terá visitação gratuita e será ponto de observação do céu

20/09/2022 - 6:36 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A 16ª edição do projeto Primavera dos Museus teve início ontem (19) e segue com extensa programação até sexta-feira (23). Como todos os anos, o Museu das Culturas Dom Bosco participa das atividades com visitas mediadas, visitações gratuitas, lançamento de livros e a observação do céu pelos interessados em astronomia. O tema deste ano é “Independências e Museus — Outras 200 Histórias”.

De 20 a 23 de setembro, das 13h30 às 16h30, os visitantes poderão visitar as exposições de longa duração e temporária do MCDB, que está localizado no Parque as Nações Indígenas. Esse passeio será mediado pela equipe de educadores do local.

No dia 21, às 19h, será realizado o lançamento do livro “Os direitos dos povos indígenas”, escrito pela advogada Samia Roges Jordy Barbieri, integrante da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Conselho Federal.

Também no dia 21, durante todo o dia, das 8h às 16h30, o museu estará de portas abertas para visitação gratuita.

No dia 22, às 14h, acontece a mesa-redonda organizada pelo Consulado dos Estados Unidos da América em São Paulo, com representante do Smithsonians National Museum of the American Indian, indígenas de MS e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB).

“Ação educativa — Etnoastronomia” é o tema do evento que acontece no dia 23, a partir das 19h. Na parte superior do MCDB será apresentados de banners e maquetes de constelações e haverá observação do céu a noite. A atividade é realizada em parceria com o Clube de Astronomia Carl Sagan (INFI/UFMS).

Nessa mesma noite, será realizado do V Encontro da Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul (REM/MS), com uma roda de conversa da Pesquisa Nacional de Educação Museal (Ibram) e visita noturna ao museu.