Museu das Culturas Dom Bosco promove visitação gratuita neste sábado

17/05/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Acervo de ciências naturais compõe o Museu das Culturas Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Neste sábado (18), quando é comemorado o Dia Internacional de Museus, o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), localizado no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, vai estar aberto para visitação gratuita, das 8h às 16h30. A programação diferenciada faz parte da 17ª Semana Nacional de Museus — evento realizado simultaneamente em todo Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).

Há dois acervos do museu que estão à disposição do público. Um deles é o de longa duração, voltado para etnologia e arqueologia, composto por aproximadamente oito mil peças de várias etnias indígenas. Dentro da coleção há itens de povos do norte e centro do Brasil, como Bororo, Xavante e Carajá; de Mato Grosso do Sul (ex: Terena e Kadiwéu) e também de tribos amazônicas, entre elas Tucano, Dessano, Kobeo e Povos do Rio Uaupés. Já o outro acervo é temporário e abrange a área de ciências naturais. No espaço, há vários animais taxidermizados que compõem a fauna do Cerrado e Pantanal, além de fósseis e coleções entomológicas.

Programação 17ª Semana Nacional de Museus

O evento é realizado desde terça-feira (14) e encerra-se na próxima segunda-feira (20), quando o coordenador geral do MCDB e docente do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, coordena, junto com a docente da Universidade de São Paulo (USP) Emília Mariko Kashimoto, a mesa-redonda “Um brinde ao museu”. O debate será realizado a partir das 19h, no Hooks Beer (Avenida Afonso Pena, 5.800).

Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3903. A programação completa da Semana Nacional de Museus em Campo Grande pode ser conferida por meio do site do evento, basta clicar aqui.