Maior congresso científico de Mato Grosso do Sul promove palestra com astrofísica da NASA

23/10/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Silvia Tada

Duília Fernandes de Mello abre o V Saberes em Ação na noite desta terça-feira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Conhecida como “A mulher das estrelas”, Duília Fernandes de Mello, é hoje um dos nomes mais famosos da ciência brasileira no exterior e estará na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para participar do V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação.  Nesta terça-feira (23), primeira noite do evento que segue até quinta-feira (25), a astrônoma e astrofísica associada à Nasa e vice-reitora da Universidade Católica da América (Washington, Estados Unidos) ministrará palestra com o tema “Universidade: Espaço de conhecimento infinito”. O evento terá início às 19h nas quadras cobertas do complexo poliesportivo do campus Tamandaré.

Além da participação de Duília na abertura do Saberes em Ação, na mesma data, pela manhã, às 8h30, ela participa de um bate-papo com acadêmicos dos cursos de Engenharia da Católica integrantes do projeto de extensão Clube de Ciências. Com cerca de 70 acadêmicos, o projeto busca  a introdução de conceitos matemáticos e químicos na educação básica e tecnológica, congregando acadêmicos das Engenharias Civil, Mecânica, Controle e Automação, Sanitária e Ambiental, Elétrica e de Computação. Uma das vertentes é justamente o estudo da astronomia.

Outro grupo de estudantes que visitará o Saberes em Ação e terá reunião com a palestrante serão alunos do ensino fundamental e médio da escola Gappe. Há cerca de um ano, eles participam do Clube de Astronomia Duília de Melo (CADM), que realiza encontros mensais para atividades lúdicas e observações astronômicas. “A nossa homenageada representa uma referência, mostrando que a ciência brasileira pode alcançar um patamar acima da média. As crianças têm muito orgulho de carregar o nome de uma das principais astrônomas do mundo”, disse o professor Carlos Vasque, que coordena o clube.

Congresso

Voltada para alunos da graduação, pós-graduação e também do ensino médio, a quinta edição do maior congresso científico de Mato Grosso do Sul promove nos outros dois dias uma ampla programação composta por 10 mesas-redondas, lançamento de 14 livros, 58 oficinas, 1.197 apresentações de trabalhos por meio de banners, tertúlias e comunicações orais, além de uma mostra de produtos com 58 itens inovadores. Mais do que a participação da comunidade acadêmica da Católica, o Saberes em Ação é aberto para alunos de outras instituições de ensino superior.

Saiba mais sobre a Duília

* Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), e doutora pela Universidade de São Paulo (USP).

* É autora do livro “Vivendo as estrelas” e produziu mais de 100 artigos científicos.

* Como pesquisadora associada da Nasa, descobriu a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis.

* Foi escolhida como uma das 10 mulheres que mudam o Brasil pelo Barnard College/Columbia University em 2013.

* Está entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Revista Época em 2014.

* Recebeu o Prêmio Profissional do ano de 2013 da Diáspora Brasil-Ministério de Relações Exteriores e Ministério da Indústria e Comércio/ABDI.