Junto com maratonas de programação e robótica, inovação e tecnologia fazem parte da EngTech Experience

28/05/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei e Silvia Tada

Veículos desenvolvidos na UCDB e Maratona de Programação compõem a primeira edição da EngTech Experience

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Solucionar questões com linguagem de programação e de forma eficiente — esse foi o desafio aceito por vários estudantes do ensino médio que participam, nesta terça-feira (28), das 10 às 22h, da Maratona de Programação promovida pela primeira edição da EngTech Experience, na praça central do Shopping Norte Sul Plaza. A mostra de robótica, programação e automação é realizada em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, dentro do cronograma, traz competições que visam a interação entre os participantes.

Nesta segunda-feira (27), foram os universitários que disputaram o mesmo formato de maratona. Os competidores dividiram-se em grupos e tiveram 12h para resolver os problemas apresentados pela organização. “Antes de começar a prova pudemos fazer um treinamento para nos adaptarmos com os computadores e com as linguagens que iriamos utilizar, depois disso a competição começou. Foi uma grande oportunidade de nós aplicarmos tudo o que aprendemos em sala de aula”, comentou o acadêmico do 5º semestre de Engenharia de Computação, João Vitor de Andrade Porto.

Nos próximos dois dias, o evento também realiza a Maratona de Robótica com uma proposta similar em que os times terão que solucionar as questões expostas. Na quarta-feira (29), a competição será entre os acadêmicos e, na quinta-feira (30), participam os alunos das escolas inscritas. As três melhores equipes que se destacarem em cada categoria serão premiadas.

A EngTech Experience segue até domingo (2) e ainda traz outras atividades para os visitantes. Durante a exposição, acadêmicos e docentes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design e das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Computação apresentam itens desenvolvidos na Católica, como uma impressora 3D e uma fresadora, utilizada para moldar metal.

Além disso, carros de corrida feitos pelos extensionistas a partir dos projetos Fórmula Universitária e Fórmula Baja SAE para disputas nacionais são expostos. Segundo Leonardo Rodrigues, acadêmico do 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação que integra o “Fórmula Baja SAE”, o trabalho gera muita curiosidade no público. “As pessoas perguntam bastante sobre como funciona a competição e também a respeito do que aprendemos no curso de graduação. Outra coisa que chama bastante a atenção dos visitantes é o fato de que eles podem entrar no carro e tirar foto”, pontuou o extensionista.

Métodos pedagógicos utilizados pela UCDB para a formação dos acadêmicos também são apresentados ao público, como o projeto Programação-Robótica, no qual os universitários ensinam linguagem de programação e robótica para estudantes do ensino médio, e o Laboratório de Software da UCDB que proporciona ao acadêmico a oportunidade de desenvolver sistemas voltados para atender clientes reais. “São iniciativas que envolvem bastante a prática da profissão e promovem a formação completa dos nossos acadêmicos para uma área que está em constante crescimento e carece de profissionais competentes”, expôs o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Alves.

Vestibular de Inverno UCDB 2019

Durante a EngTech Experience, estudantes interessados em ingressar na UCDB também têm a oportunidade de fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são oferecidas 35 opções de cursos de graduação presencial e outras 21 opções a distância que envolvem todas as áreas do conhecimento. As provas serão aplicadas no dia 23 de junho, no campus Tamandaré. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ucdb.br/vestibular.