Grupos da UCDB fazem visitas técnicas na bacia do Córrego Ceroula

13/08/2019 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Os grupos que compõem os trabalhos do Plano de Manejo da Bacia do Córrego Ceroula desenvolvidos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) percorreram, na sexta-feira (9), cerca de 100 quilômetros que cortam o córrego para visitas técnicas para verificarem a área em que farão levantamento das informações econômicas e sociais da população local, tipos de agriculturas, turismo, levantamento da fauna e flora e a análise da água e de sedimentos. Todo o trabalho conta com uma equipe de pesquisadores, técnicos, acadêmicos e a participação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UCDB (S-Inova), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, liderado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

“Viemos fazer o reconhecimento da área onde faremos o levantamento de informações relacionadas ao meio físico, meio abiótico e ao meio socioeconômico. O grupo do meio físico vai coletar amostrar de água para fazer análise do índice de qualidade de água, medição de vazão e também vão fazer a coleta de sedimentos. Estamos fazendo um diagnóstico de informações, coleta de dados primários para compararmos com dados secundários que já temos à disposição em relação a região para que a gente possa então entender o comportamento da região e propor o zoneamento que é um dos elementos do plano de manejo, que vai orientar as atividades que já acontecem na região e que vão orientar toda essa parte”, explicou a coordenadora do projeto pela UCDB, professora Ana Paula Teles.

A professora Paula Helena Santa Rita destacou que no caso da fauna será feito levantamento de animais vertebrados na região em cinco pontos dentro dos 66 mil hectares que compreende a região. “Vamos instalar armadilhas fotográficas de registro de mamíferos grandes e médios, além de redes de neblina para o registro de morcegos. Em outro ponto, vamos montar uma base de apoio e os acadêmicos estarão monitorando todo o trecho, sempre margeando o córrego. O entorno está bem desmatado e a mata ciliar acaba sendo corredor, eles não têm interesse em áreas descampadas”. 

Em um dos pontos a serem pesquisados, os acadêmicos fizeram uma coleta preliminar de amostra de água superficial do córrego para avaliar a qualidade do material, mas também serão analisados solos, clima, temperatura, entre outros quesitos. “A partir dessa análise vamos ter ideia da característica e qualidade da bacia, como a quantidade de sedimentos que podem estar mudando no rio. Conseguiremos verificar os impactos que estão sendo causados, as atividades que estão impactando o córrego e prever um programa de melhoramento para o local. Vamos verificar seis pontos em quatro córregos: Retiro, Angico, Ceroula (3pontos) e Piraputanga”, explicou o professor Guilherme Henrique Cavazzana.

A flora, as atividades econômicas e as pessoas da região também fazem parte do levantamento. “Vamos pegar os fragmentos de vegetação que ainda estão preservados no local para identifica-las. Temos muitas áreas agricultáveis na região e os corredores de vegetação nativa já estão bastante fragmentados. Vamos trabalhar principalmente em três comunidades. Os alunos vão catalogar ainda as informações gerando um levantamento urbanístico de moradias e questões socioeconômicas da agricultura e do turismo, verificando ainda as pessoas que trabalham na região — identificando o potencial, as dificuldades e novas opções de receita”, relatou o professor Denilson de Oliveira Guilherme.

Todo o levantamento de informações do plano de manejo deve ser concluído até o final do primeiro semestre de 2020, com objetivo de manter os recursos naturais que estão em bom estado de conservação e recuperar aqueles que necessitarem, garantindo as atuais e futuras gerações um ambiente conservado. Campo Grande possui três Áreas de Proteção Ambiental (APA) – Lajeado, Guariroba e Ceroula.]