Docentes e colaboradora da Católica participam de workshop sobre Redação de Patentes

06/11/2019 - 18:30 - UCDB

Fonte: Carine Ferrari

(Da esquerda para a direita) Denilson Guilherme, Arianni Oliveira Menezes, Henry Suzuki e Luziane de Fátima Kirchner

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Dois docentes e uma colaboradora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do Workshop “Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas”, realizado nessa segunda-feira (4) e terça-feira (5) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Representaram a Católica no evento o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Dr. Denilson de Oliveira Guilherme; a professora do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Dra. Luziane de Fátima Kirchner e a colaboradora da Agência de Inovação e Empreendedorismo — S-Inova, que atua no Núcleo de Inovação Tecnológica, Arianni Oliveira Menezes

Durante os dois dias, a capacitação foi ministrada por Henry Suzuki, sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica — empresa especializada em dar suporte para o desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas. Os participantes puderam conhecer o que é necessário para o registro de uma patente, um processo que inclui várias etapas como a realização de buscas, a decisão de formas de proteção e também a elaboração de quadros reivindicatórios.

Segundo Denilson, a participação no workshop foi de grande valia para desenvolver o trabalho enquanto docente na Universidade, já que muitos projetos de pesquisas resultam na criação de novas tecnologias e os idealizadores precisam ter o direito autoral garantido. “O conhecimento que adquiri vai me ajudar na hora de orientar os meus alunos e colegas em relação a como proceder”, comentou o professor.

Além de instruir os docentes e pesquisadores, a capacitação também trouxe novos conhecimentos para quem atua na área, como é o caso de Arianni. “O curso trouxe muitas informações importantes e também estratégias para as instituições protegerem suas tecnologias, principalmente para mim, que sou responsável pelas patentes da UCDB e todos que desenvolvem pesquisas no âmbito acadêmico”, pontuou a colaboradora.  

De acordo com o coordenador administrativo da Agência de Inovação e Empreendedorismo — S-Inova da UCDB, Vinícius Lugo Samudio, a participação de profissionais da Católica em eventos como esse é de suma importância para que o conhecimento em relação a patente seja difundido e, além disso, o conteúdo apresentado durante o workshop confirmou, ainda mais, a qualidade do trabalho de proteção intelectual feito pela Agência na Instituição.

“Nós obtemos novas informações, além de validar os processos e a forma de atuação do nosso Núcleo de Inovação Tecnológica, já que nesses eventos, confirmamos que nossas práticas estão condizentes e adequadas aos parâmetros de mercado e do órgão, no caso o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, comentou Vinícius.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.