Docentes da UCDB terão participação em publicação internacional

13/11/2019 - 8:00 - UCDB

Fonte: Carine Ferrari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Docentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) terão capítulo publicado na obra conjunta “Economia social y solidaria en la educación superior: um espacio para la innovación”, que será impresso pela editora da Universidad Cooperativa de Colombia (UCC), campus Bogotá.

O capítulo “Economia solidária e metodologias ativas: a autogestão na sala de aula” foi escrito pelo professor do curso de Administração, Dr. Ricardo Alexandre Martins Garcia e pela pedagoga e coordenadora do Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio (CEI), Franciele Caroline Pavão Garcia.

Abordando a economia solidária na universidade, o livro se encontra em processo editorial e será publicado no primeiro semestre de 2020. Os professores da UCDB conquistaram essa oportunidade por meio de um edital liberado pela editora da UCC, na qual acabaram sendo aprovados.

De acordo com o professor Dr. Ricardo, o capítulo tem como proposta provocar uma reflexão relacionando a questão da autogestão que se faz presente na economia solidária, com os processos de ensino de metodologia ativa. Para o professor, esse tipo de feitio coloca em prática as relações entre universidades de diferentes países, proposta valorizada pela UCDB.

“É uma experiência muito interessante ter a nossa contribuição publicada em outro país, não ficando somente limitada a nossa região e ao nosso país. Além de ser gratificante, o interessante no processo da construção desse capítulo, é que foi feito por dois profissionais de áreas distintas, juntando o olhar de um administrador e de uma pedagoga também acrescentando o conjunto de atividades que a UCDB vem promovendo em relação a metodologias ativas, possibilitando que abríssemos um outro horizonte de reflexões”, relatou Ricardo.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes