Desafios da liderança, da gestão e identidade institucional são debatidos em curso das IUS

13/09/2022 - 17:37 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“Se estamos falando de gestão, não podemos ficar apenas nos aspectos técnicos de cada um, mas temos de levar em conta as demais competências que dão alma, que dão vida às pessoas”. Com essa mensagem, teve início o segundo dia de discussões do curso para novos diretivos das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), com a sessão liderada por Ir. Paulo Fossati, Reitor da Unilasalle (RS).

O facilitador propôs uma dinâmica envolvendo todos os participantes, que permitiu diversas discussões. A palestra teve como tema “Funções chaves na gestão da educação superior” e foram abordados alguns pontos da chamada Liderança 5.0, tais como mediação, planejamento, relacionamento humano, criatividade, foco em resultado, inteligência social e emocional e engajamento no propósito institucional.

No período da tarde, o Reitor da Universidade São Francisco (USF), Frei Gilberto Gonçalves Garcia, falou sobre “O projeto institucional na educação superior: identidade e coerência”. Ele abordou pontos como identidade e missão; contexto do mundo contemporâneo; planejamento estratégico; e a construção de uma cultura estratégica alinhada à identidade.

Também compartilhou o processo de construção do planejamento estratégico da USF, que teve a participação do corpo docente e administrativo.

O dia foi encerrado com a Troca de Experiência sobre “Planificação institucional das IUS”, com Pe. Oscar Lozano, coordenador geral das IUS e um dos organizadores do curso. Em um primeiro momento, divididos por países, os participantes discutiram os planos de desenvolvimento de cada instituição e a identidade salesiana dentro desse documento. Em seguida, promoveram o intercâmbio entre os diferentes povos representados no evento.

Programação

O evento segue até domingo (18). Amanhã, a programação inclui a sessão sobre “O Sistema Preventivo na Educação Superior Salesiana”, com Pe. Michal Vojtáš, sdb (UPS, Itália). No período da tarde, o salesiano também estará à frente das discussões, dessa vez com o tema “Liderança salesiana dos gestores universitários. Os professores da UCDB Blanca Martins Salvago, Luciana Martinelli e Marcos Alves conduzem a troca de experiência que fecha o dia, com o tema “Conecta Vidas UCDB”.

  

Veja galeria de fotos do 2º dia de evento.

 

Notícias


04/10/2022 - 07:00 - Graduação

Curso de Direito realiza Feira de Estágios

Evento ocorre no auditório do bloco A


03/10/2022 - 07:14 - Graduação

Professores e acadêmicos da UCDB vão participar do XIX Anpof

Evento é o maior congresso nacional de filosofia do País


29/09/2022 - 10:56 - Mestrados e Doutorados

Servidores da Receita Federal participam de treinamento fornecido pela UCDB

Tema tratado foi ‘Habilidades sócio emocionais, Manejo da raiva e Controle do Estresse’